Avião de pequeno porte cai e mata casal no interior de São Paulo


Duas pessoas morreram na manhã deste sábado (15) após a queda de um avião de pequeno porte em Quadra, cidade localizada no interior de São Paulo. O casal identificado como Nelson Jose Ponzoni, de 77 anos, ex-piloto da Vasp e da Varig, e Vivien Neide Barbosa Bonafer Ponzoni, de 74, psicóloga e professora, estavam a bordo da aeronave, que caiu próximo à Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, entre Quadra e Tatuí.
Nelson e Vivien moravam em São Paulo, mas possuíam uma casa de veraneio na região, perto do clube de voo em Quadra. O casal deixa três filhos. Nelson, um experiente piloto, e Vivien, que também era professora e psicóloga, realizaram o voo a partir do Clube de Voo Aeroquadra (SIVQ), com a intenção de retornar ao ponto de partida. A aeronave envolvida no acidente era um modelo CT-U experimental, matrícula PU-MSM, que estava em condições regulares de aeronavegabilidade, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O avião decolou para um voo recreativo, mas, segundo os socorristas, o piloto estava tentando realizar um pouso de emergência quando o acidente ocorreu. Imagens feitas logo após a queda mostram a aeronave em chamas, com o fogo espalhando-se por um canavial da região. O Corpo de Bombeiros foi rapidamente acionado, mas não conseguiu salvar o casal.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram chamados para apurar as causas do acidente. Técnicos da equipe de investigação estão coletando informações e preservando peças da aeronave para determinar os danos e as circunstâncias da tragédia.
O caso está sendo tratado como uma investigação preliminar, e os especialistas ainda trabalham para entender os fatores que levaram à queda da aeronave.

