Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Apama precisa de ajuda para cuidar de 280 cães


Por Redação / Agora no Vale Publicado 27/11/2020
Ouvir: 00:00

A ONG Amando Protegendo e Ajudando Muitos Animais (Apama) precisa de voluntários, e cria grupos no Whatsapp para reunir força-tarefa, especialmente aos sábados, quando a sede abre das 8h até a tarde. A necessidade de dar banho nos cerca de 280 cães, que em média são abrigados no Bairro Conventos, o resgate e transporte deles ou de mantimentos, a limpeza do espaço, organização de eventos e até a recorrência de serviços na estrutura justificam o apelo da voluntária Ana Rita da Silva Azambuja.

Ela reafirma que a Apama depende de voluntários e sempre teve muito trabalho a fazer. “Quanto mais gente para ajudar mais poderemos fazer sem sobrecarregar algumas pessoas específicas que sempre vêm”, afirma Ana, como é o caso de Marli e Marciano, que estampam a foto desta matéria, os quais religiosamente comparecem aos sábados para a limpeza.

Nos grupos de Whatsapp é possível delegar determinadas demandas para quem está disponível no momento. Como é o caso da busca de doações da comunidade. “Às vezes as pessoas ficam chateadas porque demoramos para buscar, e não é porque não precisamos, mas porque falta gente”.

Outra necessidade é trabalhar com a separação de material reciclável, que ajuda a manter as contas. “Hoje só é possível trabalhar com isso quando sobra um tempo depois da limpeza”.

Importância de ajudar

Ana relata que o trabalho voluntário faz as pessoas se sentirem bem, pois não está pensando apenas em si. “Quem vem aqui consegue sentir de verdade a necessidade de ajuda que se tem. Tu vê os cães, começa a compreender o quão é grande o trabalho e quanto é necessário de ajuda”.

Ela comenta que as pessoas também podem ajudar divulgando campanhas da Apama por meio das redes sociais, como por exemplo pedidos de ajuda ou de doação. “Isso ajuda a fazer chegar em quem pode ajudar”, finaliza.

Contato de quem busca ser voluntário: 51 9 9677-5896.