Governo divulga o mapa definitivo do distanciamento controlado na tarde desta segunda-feira

O mapa preliminar do modelo do Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul recebeu oito pedidos de reconsideração por parte de municípios e de associações regionais. O último levantamento, divulgado na sexta-feira, aponta cinco regiões com bandeira vermelha, consideradas de alto risco, e 16 com laranja, de risco médio.

Todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja. É a mesma quantidade de recursos enviada na 19ª rodada. Desde que o sistema de cogestão foi implementado, na 14ª rodada, o número de pedidos de reconsideração caiu significativamente. Isso porque as regiões que aderem à cogestão podem adotar protocolos próprios.

As cinco regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus são Porto Alegre, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Cruz Alta. Apenas Guaíba não optou pelo sistema de cogestão.

A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira, por meio de notícia publicada no site do governo do Estado. A vigência das bandeiras da 20ª rodada começa à 0h de terça-feira e se encerra às 23h59 da próxima segunda-feira.