fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Frio intenso traz chance de neve para várias partes do RS nesta semana


Por Redação / Agora no Vale Publicado 26/07/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e os principais centros meteorológicos públicos estaduais do Sul do Brasil alertam que a onda de frio que começa nesta terça-feira, 27, será uma das mais intensas – e não a mais intensa – a atingir a região no século até agora, o que a MetSul havia antecipado em boletim especial na última sexta-feira.

A Epagri-Ciram, o centro meteorológico do estado de Santa Catarina em boletim que foi divulgado no domingo enfatizou que esta massa de ar polar tem potencial para superar ondas de frio históricas como as do ano 2000 e 2013. “Se a previsão se confirmar, a massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013”, informou o órgão catarinense.

Chance de nevar

A MetSul vem destacando que é muito alta a probabilidade de nevar no episódio de frio muito intenso no Centro-Sul do Brasil nesta semana. Há possibilidade de neve nos três estados do Sul, mas, particularmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com maior chance no estado gaúcho e em diversas regiões. A equipe de tecnologia da MetSul produziu um vídeo com o relevo 3D do Rio Grande do Sul e a última projeção de neve do nosso modelo de alta resolução WRF (Weather Resarch and Forecasting).

Na animação é possível observar que o modelo indica neve para as áreas principalmente de relevo entre quarta e quinta. Inicialmente, o modelo aponta neve sobre os cerros da região da Campanha e na sequência para as altitudes maiores da Serra do Sudeste. Depois, a possibilidade de nevar alcança áreas do Centro do Estado, a maioria também com elevações, como Encruzilhada do Sul e região. Por fim, a simulação computadorizada projeta neve para parte da Serra Gaúcha, os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense.

A chance de precipitação invernal (neve em flocos, chuva congelada e/ou graupel) é por demais alta nos pontos mais elevados do Sul do Brasil (cotas de altitude acima de 700 metros), chance intermediária em locais de média altitude (500 metros a 700 metros) e pequena em pontos de menor altitude (nível do mar a 400 metros) de diversas regiões gaúchas e do Sul do Brasil.

Já não se pode descartar neve no final da terça ou cedo na quarta-feira na retaguarda da frente fria entre o Norte gaúcha e Santa Catarina, mas a maior probabilidade de ocorrência do fenômeno é durante a quarta e o começo da quinta. No caso da Serra, Aparados e Planalto Sul Catarinense, cresce muito a chance de nevar entre o final da tarde ou noite de quarta e o amanhecer de quinta.

Há possibilidade, porém, de o fenômeno vir a ocorrer em locais como o Meio-Oeste catarinense, o Planalto Norte de Santa Catarina, e o Sul do Paraná. Chance ainda em locais da Campanha gaúcha e da Serra do Sudeste assim como no Planalto Médio e Alto Uruguai, o que se estende ao Oeste catarinense e o Sudoeste do Paraná. Em cidades de baixa altitude não se descarta precipitação invernal na forma de graupel ou chuva congelada.

Fonte: Metsul Meteorologia