“Que o seu sorriso esteja sempre em nossas memórias”

Adolfo Ernesto Koefender, 102 anos, deixa três filhas, 12 netos, 14 bisnetos e um irmão, e por eles será lembrado pela intensidade e alegria com que viveu. Morador de Linha Wink, em Teutônia, o agricultor aposentado faleceu nessa quarta-feira, dia 9 de junho, vítima de uma trombose profunda. Era um dos mais idosos do Vale do Taquari, e recebeu uma das primeiras doses da vacina contra a Covid na região.

Uma fotografia desse momento, publicada no Agora no Vale no dia 11 de fevereiro, emocionou a região pela expressão de alegria. Pudera: em todas as fotos guardadas pela família ele expunha sua vontade de viver.

As bisnetas Eduarda e Paula Wink, quando nasceram, foram recebidas por Adolfo na casa da família, e agora terão que aprender a passar os dias sem ele. Da mesma forma, os pais delas, Nestor e Veranice, que cuidaram de Adolfo nessa casa por 26 anos.

Paula, a mais nova, faz aniversário no mesmo dia em que o bisavô, 19 de dezembro, o que reforça o elo. Com apreço, como era a rotina do bisavô. “Ele sempre foi muito forte e persistente. Acordava, ouvia o culto, tomava café cedinho. Gostava de caminhar pelo pátio e conversar muito. Tinha muito orgulho da sua família”.

Homenagem

Um agradecimento especial para Nestor Wink, Veranice Ely Wink, Paula Wink, Júnior Mallmann Sulzbach, Eduarda wink e Wilson Guilherme Markus. A seguir, leia a homenagem da família, publicada nas redes sociais:

“102 anos! Que história linda este cara construiu. Ele viveu com intensidade cada minuto da sua vida, sorriu, cantou, dançou e o mais importante, ensinou as pessoas ao seu redor a ter otimismo e fé. Hoje, ele está sendo recebido no céu, e deixando inúmeras lembranças boas e divertidas aos seus familiares e amigos. O seu lema, o qual consiste em se dar bem com todos, sem ter inimigos, é inspiração e esperança de dias melhores, com mais empatia e alegria. A valorização dos pequenos gestos também foi algo marcante em sua trajetória, pois sempre agradecia as pessoas quando o ajudava e também, vibrava com as suas conquistas. O dia 19/12 sempre será lembrado, por conta deste dia ser muito importante para ele, o qual celebrava com muita festa mais um ano de vida. As palmas batidas ao ver os familiares chegando para comemorar, junto a ele, o seu aniversário alegrava todos, uma vez que a sua felicidade dele transbordava e contagiava os convidados.

A sua felicidade contagiante, e não aparecia somente em seu aniversário, mas sim, em todos os dias de sua vida.

Que o seu sorriso esteja sempre em nossas memórias, pois é com muita alegria que recordamos dos momentos vividos com você. Estes momentos, que foram inúmeros, foram marcantes! A cada vivência com o senhor, um aprendizado.

Vá em paz, pai, avô e bisavô, Adolfo Ernesto Koefender.”