Vale do Taquari tem quatro pessoas internadas com grandes suspeitas, mas nenhum confirmado ainda

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul atualizou, na tarde deste sábado, o número de pessoas infectadas pelo coronavírus. Foram mais cinco casos confirmados nesta tarde, três deles na Serra, um na Campanha e um na região Metropolitana. O total chega a 61, mas o balanço estadual ainda não considera sete casos confirmados, entre ontem e hoje, pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, o que eleva o total para 68, em 20 cidades.

Na região, são 22 casos, diversos ainda sem resultados concluídos. Destes quatro estão internados em unidades hospitalares porque os sintomas são mais graves. Mas nenhum confirmado ainda. Exames chegam nos próximos dias.

Há ainda um grupo de 21 pessoas que é monitorada e estava em um Cruzeiro Maritmo junto de três pessoas que estão internadas em Lajeado.

Cidades

Em 12 dias, o coronavírus chegou a Porto Alegre e a mais 19 cidades gaúchas. No Interior, Erechim, Bagé e Bento Gonçalves tiveram três casos, até o momento. Em seguida, aparecem Caxias do Sul, Canoas, Campo Bom, Ivoti, Alvorada, Torres e Santana do Livramento, que tiveram dois, cada. A relação ainda abrange Carlos Barbosa, Farroupilha, Serafina Corrêa, Charqueadas, São Leopoldo, Taquara, Dois Irmãos, Viamão e Eldorado do Sul, com um caso cada.

Na quinta-feira, o Ministério da Saúde confirmou que o Rio Grande do Sul já tinha transmissão comunitária do coronavírus, o que significa que não é mais possível, em algumas localidades, rastrear a origem da infecção de uma ou mais pessoas.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil