A Secretária Municipal da Educação de Lajeado, Vera Plein, concedeu entrevista completa ao Agora no Vale para explicar detalhes do retorno.

No dia 1º de outubro voltam às aulas da rede municipal de ensino de Lajeado para alunos da pré-escola (4 e 5 anos). Em entrevista, a Secretária Municipal da Educação de Lajeado, Vera Plein explicou detalhes e sanou diversas dúvidas sobre o retorno. (veja entrevista abaixo)

Há muitas mudanças para este final de ano letivo como redução no número de horas e dias de aula, formato de ensino e também orientações de como seu filho deverá ir para a escola.

A “nova ida” para escola está baseada em protocolos de saúde criados em cada uma das unidades de educação da cidade, tanto na rede pública quanto na privada.

O cronograma estadual de liberação de volta às aulas presenciais iniciou dia 8,  com a Educação Infantil. As escolas privadas já retornaram no dia 15 em Lajeado.

No dia 21, o governo do Estado libera a volta às aulas para os Ensinos Médio, Técnico e Superior. Entre outubro e novembro, o calendário estadual permite a volta às aulas no Ensino Fundamental. Lajeado manterá as datas estaduais para liberação destas classes.

Calendário de volta às aulas no RS

  • Ensino Infantil: 8 de setembro
  • Ensino Médio (geral): 21 de setembro
  • Ensino Superior: 21 de setembro
  • Ensino Médio (estadual): 13 de outubro
  • Ensino Fundamental – anos finais: 28 de outubro
  • Ensino Fundamental – anos iniciais: 12 de novembro
Secretária Vera Plein

ENTREVISTA

Veja entrevista completa com Vera Plein e sane as principais dúvidas

jornal AGORA no Vale – Todos os alunos retornam no dia 1º outubro?
Secretária Vera Plein –
No dia 01/10 ocorrerá o retorno parcial dos alunos da pré-escola (4 e 5 anos, respeitada a data corte de 31 de março do ano vigente). Já o retorno dos demais alunos está organizado conforme o calendário do Governo Estadual. Os servidores estão retornando aos poucos para as escolas para irem preparando o retorno dos alunos. Importante lembrar que a atividade presencial é uma opção, não uma obrigação, então as famílias que preferirem poderão manter seus filhos em casa com atividades à distância.


jornal AGORA – Os alunos terão aulas todos os dias, ou terá mudanças?
Vera – As aulas presenciais terão duração de 4h e neste primeiro momento não ocorrerão todos os dias para que seja possível dividir as turmas nas salas de aula, respeitando o distanciamento. A organização está sendo feita em conjunto com as escolas e será finalizada nos próximos dias. Flexibilizações dessa organização poderão ocorrer caso a caso, conforme a situação de cada escola.


jornal AGORA – Como ficam os pais que precisam trabalhar, avaliando que não haverá aulas todos os dias?
Vera – Como informado na questão anterior, as aulas presenciais não ocorrerão todos os dias da semana neste primeiro momento. Isso deve-se à necessidade e importância de cumprir as medidas preventivas e os protocolos de segurança sanitários. Sabemos desta necessidade dos pais em função do trabalho, mas reforçamos que estamos em um momento atípico e que a retomada deve se dar com cautela para que possamos avaliar cada novo passo.


jornal AGORA – As crianças terão que usar máscaras, álcool gel e outras situações?
Vera – O uso de máscara pela criança será obrigatório, com exceção das crianças da Educação Especial respaldadas pelo Decreto Estadual nº 55.346, de 6 de julho de 2020. Salienta-se que o uso de máscaras, higienização das mãos, alimentação, distanciamento e outros seguirão todos os protocolos de segurança recomendado pelos órgãos oficiais.


jornal AGORA – Faltam poucos dias para o retorno. Como está a preparação das escolas e das famílias?
Vera – As escolas municipais já formaram seus comitês locais (COE Local) e protocolaram seus Planos de Contingenciamento, que serão analisados pelo COE Municipal. Está prevista a higienização de todas as escolas e também a testagem prévia dos profissionais da Educação. Além disso, estamos com uma programação de lives, webinários e formações específicas para acolher e orientar os profissionais e a comunidade escolar. A maioria dos eventos dessa programação está disponibilizada no canal do YouTube Educa Lajeado da Secretaria da Educação, onde podem ser acessadas posteriormente pela comunidade.


jornal AGORA – As famílias que optarem em não mandar as crianças precisam fazer algum protocolo? Qual orientação?
Vera – As famílias dos alunos de Pré-escola deverão responder um questionário que foi encaminhado pelas Equipes Diretivas das escolas para realizar um levantamento de quantos alunos têm interesse em retornar às atividades presenciais. Nesse questionário, constam perguntas relacionadas ao assunto. Além disso, as famílias que optarem posteriormente pelas atividades presenciais deverão realizar solicitação à Equipe Diretiva da escola, com 7 dias de antecedência.
Salientamos também que os pais e/ou responsáveis deverão assinar, antes do primeiro dia de aula, um termo de consentimento para o retorno presencial do(a) seu(ua) filho(a).


jornal AGORA – Como fica o ano letivo? Há possibilidade de janeiro ter cancelamento de férias?
Vera – O Calendário Escolar está sendo revisto e assim que for aprovado estaremos divulgando essas datas.


jornal AGORA –  Nas escolas de educação infantil o ato de “dividir” é uma das propostas mais trabalhadas. Fale dessa desconstrução que deverá ser feita neste período?
Vera –
As crianças continuam compartilhando momentos, espaços, brincadeiras, histórias, rodas de conversa, entre outros. A única coisa que muda é que para isso acontecer devemos ter sempre em vista os protocolos e as medidas de segurança. Todos os profissionais já estão muito bem orientados em relação a isso, sendo que um dos principais cuidados será a higienização constante dos brinquedos e dos espaços. Em nenhum momento iremos “desconstruir”, mas sim, continuar construindo de forma um pouco diferenciada.
 

Por Redação / Agora no Vale
redacao@agoranovale.com.br