A Prefeitura Municipal de Santa Clara do Sul encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui o programa “Santa Clara Mais Feliz”. Por meio do programa, a administração municipal realizará uma série de políticas públicas com o intuito de promover uma sensação maior de bem-estar da população. As atividades serão coordenadas pelo Departamento de Saúde Emocional, que atuará especificamente no combate efetivo às causas e consequências do adoecimento emocional pelo qual passa a sociedade e, assim, viabilizar o suporte para que as pessoas consigam ter uma vida mais tranquila e feliz.

O Santa Clara Mais Feliz será dividido em três etapas principais. A primeira é relacionada à estruturação teórica e prática do programa. A segunda etapa prevê um diagnóstico com os servidores públicos e a população em geral mediante aplicação de questionários e análise de dados. E o terceiro eixo está voltado ao planejamento estratégico de atuação e implementação das ações.

Para auxiliar na estruturação do programa, o município contratou uma empresa especializada que dará o suporte à equipe técnica local. O Santa Clara Mais Feliz já está contemplado na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária do corrente exercício, assim como no Plano Plurianual vigente. E para viabilizar o programa, será aberto um crédito suplementar no valor de até R$ 150 mil.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, a iniciativa de buscar alternativas que possibilitem diminuir as dores emocionais que assolam as comunidades deve ser encarada como um desafio de saúde pública, tendo em vista que grande parte das pessoas que hoje procuram atendimento nas Unidades Básicas de Saúde o fazem com o intuito de resolver problemas de natureza muito mais emocional do que física.

Kohlrausch destaca que a globalização, sobretudo o rápido avanço da tecnologia e das redes sociais, e o advento da pandemia ampliaram a percepção de medo, incerteza e intolerância em uma parte massiva da sociedade, o que acaba influenciando na sua qualidade de vida. “E é justamente no sentido de amenizar esses impactos que estamos implantando o Santa Clara Mais Feliz. Temos a convicção de que o programa será um importante norteador para o desenvolvimento ainda mais equilibrado e saudável da nossa comunidade”, enfatiza o prefeito.