Tchê Rosa é a primeira equipe no Rio Grande do Sul de Dragon Boat e a décima no país

Pacientes que passaram por tratamento de câncer de mama no Vale do Taquari fundaram a primeira equipe de remo em Dragon Boat no Rio Grande do Sul e a décima no país. A iniciativa é da Associação Ecologia e Canoagem (Aeca), com sede em Estrela. Interessadas ainda podem se inscrever e participar da equipe batizada de Tchê Rosa.

A participação é voluntária, sem custos para as mulheres. Para integrar a equipe é necessário que as mulheres com histórico de câncer de mama já tenham finalizado o tratamento, recomendado após seis meses do término, e tenham liberação médica.

Os treinamentos devem começar em ginásio, com preparação física e técnica, para depois haver prática na água. Serão três treinamentos semanais com os objetivos de trabalhar compromisso com o exercício.

A canoagem em Dragon Boat é considerada um dos esportes mais completos e benéficos para o corpo, pois fortalece e tonifica os músculos e proporciona bem-estar físico. Segundo o presidente da AECA e grande incentivador do projeto, praticar o remo é uma maneira de resgatar o ânimo e estimular a recuperação das musculaturas e da autoestima.

Veja principais benefício das remadas

  • 1 – Fortalecimento e elasticidade dos músculos: A canoagem é um esporte que estimula o movimento de todos os músculos, de modo que sua prática constante leve ao fortalecimento dos membros do corpo.
  • 2 – Manutenção do peso: Como o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco do câncer de mama, a manutenção do peso é essencial. Meia hora ajuda a queimar cerca de 300 calorias.
  • 3 – Redução dos inchaços nos braços: os movimentos do remo contribuem para a contração muscular e a drenagem linfática, reduzindo os inchaços nos braços. Ademais, os benefícios são visto na redução do desconforto, da dor e da sensação de peso nos braços.
  • 4 – Reequilíbrio corporal: As cirurgias para retirada do câncer podem ter como efeito colateral a falta de equilíbrio corporal, que acontece em virtude da perda de massa corporal pós cirúrgica.
  • 5 – Alívio do estresse: O contato com a natureza já é conhecido por ajudar no alívio do estresse, mas a prática do esporte em si ajuda a liberar serotonina e endorfina, hormônios que melhoram o humor.

O que é o Dragon Boat

O Dragon Boat é uma embarcação que tem origem na China antiga e foi adotado como o esporte oficial do combate ao câncer de mama, porque a prática é considerada uma poderosa aliada para o resgate da qualidade de vida das mulheres que tiveram câncer de mama.

O Dragon Boat é a embarcação oficial do Instituto do Câncer de Mama do Canadá.

Como participar

Interessadas em participar da equipe podem contatar a Aeca pelas redes sociais ou pelo telefone 51 99333-3957, com Edson.

Redação
[email protected]