fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Tarde de Campo incentiva cultivo de trigo para grão


Por Redação / Agora no Vale Publicado 06/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Público teve a oportunidade de conhecer mais sobre os tratos culturais desde o plantio até a colheita

A propriedade do agricultor Gilmar Reckziegel, de Paverama, foi o local escolhido pela Emater/RS-Ascar, Cooperativa Languiru e Secretaria Municipal de Agricultura para a realização de uma Tarde de Campo sobre Cultura do Trigo Para Produção de Grãos.

O evento foi prestigiado por cerca de 30 pessoas e teve o objetivo de apresentar o cultivo aos participantes, bem como os resultados obtidos na lavoura. 

Na ocasião, o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre os tratos culturais desde o plantio até a colheita, com o trigo se apresentando como uma nova alternativa de renda, especialmente no período em que as lavouras estão em “descanso”.

Nesse sentido, os extensionistas da Emater/RS-Ascar e os técnicos da Languiru abordaram a cigarrinha do milho – uma ameaça fitossanitária bastante presente na produção de grãos, bem como as formas de identificação, de manejo e de controle. 

Mais renda

A atividade foi acompanhada por autoridades, como o prefeito de Paverama Fabiano Merence Brandão e o vice João Edson Moraes, além de secretários, vereadores, entre outros. O anfitrião da tarde destacou a importância das trocas de experiências entre os envolvidos, salientando a viabilidade e a lucratividade possibilitada pelo cultivo.

“Essa é uma forma de incentivar os produtores, com um olhar para um tipo de lavoura que havia sido deixada meio ‘de lado’”, pondera o extensionista da Emater/RS-Ascar Aldacir Pretto. 

Para Pretto, a proposta de trabalho em uma Tarde de Campo viabiliza não apenas tirar dúvidas, mas também observar a cultura in loco. Os interessados em obter mais informações, podem procurar os escritórios da região. A Instituição atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Sepadr) do Governo do Estado. 

Área maior

A cultura do trigo deve ser responsável pela produção de 3,59 milhões de toneladas do cereal, o que representa um incremento de 70,95% em relação ao ano passado (2,1 milhões de toneladas).

Representa ainda um aumento de 24,04% em relação à estimativa inicial (2,89 milhões de toneladas) divulgada em junho deste ano. O levantamento também aponta uma elevação de 8,97% na área total cultivada (1,17 milhão de hectares) se comparada à primeira estimativa (1,08 milhão de hectares).

A produtividade da cultura deve ser a terceira maior desde 2013, também chegando a 3 toneladas por hectare.