fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Veja porque você deve conhecer a Cascata das Orquídeas, em Imigrante


Por Redação / Agora no Vale Publicado 31/08/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

O destino do Agora por Ai de hoje é a Cascata das Orquídeas, em Imigrante/RS. Puro Turismo Rural. Tem natureza, casa estilo enxaimel com aproximadamente 200 anos, cascatas, orquídeas, flores, lago, trilha ecológica e muita cultura italiana e alemã. Veja porque você deve conhecer esse local rico em detalhes.

A Cascata das Orquídeas é um empreendimento rural, privado e familiar, mas aberto ao público. É ideal para quem aprecia a natureza, a tranquilidade e ainda quer provar delícias italianas e alemãs. Por isso, não faltarão detalhes para registrar belas imagens.

Para chegar a este destino percorreremos 36km de Lajeado até a localidade de Seca Baixa, em Imigrante, uma média de 35 minutos de carro. Quem vem de porto Alegre percorre 126 km. Todo trajeto é asfaltado e está em boas condições.

A história deste destino começa em 2016, quando a empreendedora Silvane Caio resolveu transformar sua propriedade rural em um ponto turístico de Imigrante. Em um único local ela aliou sua paixão por flores e orquídeas e explorou as cascatas, que se formam em meio da natureza da propriedade, para inovar. Por isso, seu espaço logo virou sucesso e surgiu o nome Cascata das Orquídeas.

Com riqueza nos detalhes e dedicação passou a integrar a rota turística Delícia da Colônia. Em breve, também fará parte de mais um roteiro especifico da cidade de Imigrante. Motivo pelo qual, visitantes vêm de todo país para conhecer essa riqueza de local.

Os detalhes da trilha ecológica

A trilha ecológica é chamada de Caminho do Frühstück. Ela tem 1,6 kms e dois percursos. Por um lado, o caminho é mais longo e tem uma descida íngreme. Mas para quem quer menos aventura pode ir pelo outro lado, onde o caminho é mais rápido e a passagem é mais larga.  

Silvane chama a trilha de frichtik em homenagem aos seus avos. O percurso antigamente era usado como passagem para as plantações rurais da família. Os avos, pais e até mesmo Silvane percorriam o trajeto de carroça todos os dias. Agora o local é conservado e se formou uma trilha para passagem de turistas.

De maneira criativa, os visitantes fazem a trilha com uma cesta de produtos coloniais alemãs e italianas. Dentro dela tem Pão de milho, salame, sucos e outras delicias. Além disso, em todo percurso há flores e placas motivacionais, pintadas pela própria Silvana.

Chegada às Cascatas

Na propriedade há três cascatas pequenas. A maior delas, e mais importante, tem acesso fácil, porém no dia da nossa visita havia pouca água. Mesmo assim é deslumbrante e transmite aquela paz que só uma bela queda de água proporciona.

Em dias de chuva há um véu de água para contemplar no local

Riqueza em detalhes

Toda propriedade tem detalhes. Há um espaço chamado de Minha casa Minha Vida, dentro da natureza. Balanços coloridos suspensos em árvores. E flores, muitas flores. Além disso, há plantas cicas centenárias e orquídeas coloridas, que são cultivadas para a venda.

A casa que está na propriedade tem mais de 200 anos, é uma das mais antigas do Vale do Taquari. Ainda é habitada pela família, mas há projetos de ser restaurada em breve.

 

casa estilo enxaimel com aproximadamente 200 anos

Mini museu

Em uma das estruturas, funciona um pequeno museu com diversas peças centenárias de imigrantes alemães e italianos. No entanto, não é permitido registro de imagens para a preservação. Silvane pretende construir um espaço especial para ele e catalogar todas as peças históricas.

No local não é possível fazer fotos e vídeos para preservar o espaço histórico

Café colonial e cerimonias

Para inovar, antes da pandemia, a família construiu um salão de festas e uma estrutura para celebrar casamentos ao ar livre que são locados para o público da região.  No salão, uma vez por mês, também são servidos café coloniais com 30 variedades de doces e salgados. Assim, você encontra opção para o dia e para a noite no local.

A Cascata das Orquídeas funciona de terças à domingo. Mas para participar do Café Colonial que ocorre uma vez por mês é preciso reservar local.

Gostou deste episódio do Agora por Ai? Em nosso portal de notícias tem mais destinos para você conhecer no interior do Rio Grande do Sul. Compartilhe com teus amigos.

Flores

Variedades de orquídeas. Todas a venda

SAIBA MAIS

  • DESTINO: Cascata das Orquídeas
  • CIDADE: Imigrante / RS
  • KM DE LAJEADO: 36 km
  • KM DE PORTO ALEGRE: 126 km
  • PASSA POR PEDÁGIO: estrada pedagiada
  • VALORES MÉDIOS DOS SERVIÇOS: entrada R$ 5 + custo extra de gastronomia e flores
  • O QUE OFERECE: cascata, natureza, museu, café colonial, piquenique
  • QUEM PODE PARTICIPAR: qualquer pessoa
  • PÚBLICO: turismo rural
  • RESERVA: para gastronomia sim
  • HORÁRIO: terças a domingo

CONTATOS  

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

VEJA VÍDEO COMPLETO DESTE DESTINO

Quer ver como foi nossa aventura nesse local lindo? Assista nosso vídeo. Aproveita e já segue nosso canal no Youtube para ver todos os nossos destinos. Todas as terças-feiras tem novo destino.

Patrocinadores

Este projeto conta com o apoio de empresas que valorizam o turismo e os negócios locais. Esse projeto tem a finalidade de potenciar nossa gente. Sicredi integração RS/MG e Bebidas Fruki são parceiras na nossa jornada e estarão conosco em todos os destinos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 78762795_2189568534477916_8758963549625122816_n-1024x1024.jpg