fbpx

Veja por que conhecer o Café da Colônia da Casa do Artesão de Colinas


Por Reportagem Publicado 07/09/2021

O Destino do Agora Por Aí desta semana é a o Café da Colônia da Casa do Artesão de Colinas, em uma antiga estação férrea no centro do município. O espaço tem atraído cada vez mais turistas, principalmente da Serra Gaúcha e da Região Metropolitana, que buscam o delicioso sabor do Café da Colônia, além de diversos artesanatos e de um ambiente nostálgico. Conheça a Casa do Artesão e veja porque o café da colónia é especial.

Para chegar a este destino, percorremos 18 quilômetros de Lajeado pela RS-129, que pode ser acessada pela BR-386. Quem vem de Porto Alegre leva cerca de uma hora e 40 minutos.

Presidida por Nelson Goldmeier, a casa do artesão de Colinas surgiu em 2005 a partir de uma necessidade de os artesãos se unirem para participar de feiras e eventos do município. Há dois anos o grupo conseguiu junto com a Administração Municipal a antiga estação férrea como local para atender o visitante.

Em breve, a própria história do local será mais um atrativo. Um levantamento histórico está sendo elaborado para ser exposto em murais. Sabe-se que a estação foi construída na década de 1960 e estava ativa até 1979, com transporte de passageiros, depois restrita a cargas.

Hoje, aquele movimento de viajantes que buscavam diferentes destinos a trabalho ou para visitar familiares, hoje é substituído pelos turistas que cada vez mais apreciam o Vale do Taquari.

Fotografias na chegada do trem são incentivadas, desde que as pessoas respeitem a linha para evitar riscos de acidente. A estrutura funciona como espaço de comercialização dos artesanatos e também os produtores da agricultura familiar, que formam o café da colônia e o almoço.

Loja de artesanato

A loja de artesanato, localizada no antigo depósito de cargas abre atende aos turistas nos sábados e domingos a tarde, ou mediante agendando durante a semana. Conhecida como cidade Jardim, Colinas é bem representada nos variados conjuntos de trabalhos manuais expostos na loja, assim como o trem que corta a cidade cerca em média duas vezes ao dia.

Artesanatos de EVA, crochê, bordado, chinelo, brinquedos de madeira, trabalhos com vidros e tecidos, muitos dos quais vêm da reciclagem, formam excelentes opções para o turista. Outro destaque desse setor é o antigo cofre da estação de trem, mantido com carinho pela associação. Já na antiga casa do caseiro, que aguardava os trens de carga noturnos, agora foi adaptada para servir o maravilhoso café da colônia.

Café

O Café da Colônia é servido no terceiro sábado do mês, com dois horários, e a venda dos cartões é encerrada assim que os espaços são preenchidos. A deia é em breve ampliar o serviço.

Todos os produtos oferecidos são feitos pela agricultura familiar, com a tradição que vai desde a própria moagem da cana de açúcar, por exemplo, e a utilização do fogão à lenha. A Emater tem papel fundamental em todo esse processo.

Ambiente externo

No lado de fora é possível ver mesas rústicas, paletes, bancos e balanços, sempre com atenção para materiais reciclados. Destaque para mensagens para animar as pessoas que enfrentaram nesta pandemia momentos difíceis.

SAIBA MAIS

  • DESTINO: Casa do Artesão/Café da Colônia
  • CIDADE: Colinas / RS
  • KM DE LAJEADO: 18 km
  • KM DE PORTO ALEGRE: 122 km
  • PASSA POR PEDÁGIO: Dois pedágios na BR-386, para quem vem da Região Metropolitana
  • VALORES MÉDIOS DOS SERVIÇOS: entrada R$ 5 + custo extra de gastronomia e flores
  • O QUE OFERECE: contemplação ao ambiente da estação, passagem do trem, artesanatos e café colonial.
  • QUEM PODE PARTICIPAR: qualquer pessoa
  • PÚBLICO: turismo rural
  • RESERVA: para gastronomia sim. O cartão custa R$ 45 por pessoa.
  • HORÁRIO: Fins de semana, ou agendamento. No caso do café da colônia, é no terceiro sábado de cada mês.

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

VEJA VÍDEO COMPLETO DESTE DESTINO

Quer ver como foi nossa aventura nesse local lindo? Assista nosso vídeo. Aproveita e já segue nosso canal no Youtube para ver todos os nossos destinos. Todas as terças-feiras tem novo destino.

Patrocinadores

Este projeto conta com o apoio de empresas que valorizam o turismo e os negócios locais. Esse projeto tem a finalidade de potenciar nossa gente. Sicredi integração RS/MG e Bebidas Fruki são parceiras na nossa jornada e estarão conosco em todos os destinos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 78762795_2189568534477916_8758963549625122816_n-1024x1024.jpg
Quer receber as principais notícias do Agora No Vale no seu WhatsApp?
Clique aqui e faça parte do nosso grupo!