fbpx

Sítio Flor e Ser representa o avanço do turismo agroecológico; conheça


Por Reportagem Publicado 23/11/2021

Apresentamos o Sítio Flor e Ser, uma experiência rural em uma propriedade rural localizada em Nova Santa Cruz, no interior de Santa Clara do Sul. Propriedade da família Eckhardt se consolidou na produção dos alimentos orgânicos, tradicionalmente vendidos na feira que ocorre nas terças e sábados no município. Com o avanço do turismo na região, eles passaram a cultivar também a experiência rural: o colhe e pague, contato com animais, passeio de trator e ainda a degustação de bolos, cucas, pães, chás e sucos preparados no local.

Marcelo Eckhardt conta que a propriedade foi adquirida para ser uma área de lazer e descanso da família, e com o tempo foi iniciada a produção orgânica pensando na saúde. São várias opções em cada período do ano, sempre cultivadas com o máximo zelo que pede a agroecologia. “Estamos com boa perspectiva de circulação na propriedade, e o nosso objetivo é que o sítio seja a nossa principal fonte de renda”, declara. E adianta que novas atrações devem ser implementadas no local.

O Sítio Flor e Ser recebeu oficialmente os primeiros grupos nesse domingo, dia 21. Foram mais de 70 pessoas da região de Santa Cruz do Sul. Entre eles, um britânico que mora na região há 41 anos. “Estou achando maravilhoso. Tem que dar parabéns pra ele, pois é um empreendimento novo com muito futuro. Espero que as pessoas comecem a vir em seguida aqui, pois vale a pena”.

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

Desafios dos orgânicos

“O cuidado dos orgânicos é uma questão bem complicada, mas tudo é possível hoje em dia”, afirma Marcelo. De acordo com ele, as grandes empresas já estão se preocupando em fornecer produtos certificais Ele conta também que já é possível produzir em casa produtos com caldas naturais, biofermentados e fervura de esterco para a nutrição. O solo também precisa de cuidados especiais, diz. “Procuramos usar bastante a cobertura verde para auxiliar no manejo do solo, bastante arejado e fofo e úmido.

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

Roteiro turístico de Santa Clara do Sul

Reconhecida como a Cidade das Flores e da Agroecologia, Santa Clara do Sul caminha para também se tornar referência na área do turismo. E uma das ações é a criação do primeiro roteiro turístico, que fará parte de um projeto maior, composto por circuitos de caminhadas, trilhas, cicloturismo e demais rotas voltadas ao turismo religioso, cultural, gastronômico, esportivo e de ecoturismo, intitulado “Caminhos de Santa Clara”.

SAIBA MAIS

  • DESTINO: Sítio Flor e Ser
  • CIDADE: Nova Santa Cruz, Santa Clara do Sul-RS
  • KM DE LAJEADO: 10 km/sem pedágios
  • KM DE PORTO ALEGRE: 110 km (dois pedágios)
  • Atendimento por agendamento de grupos
  • O QUE OFERECE: colhe e pague, contato com os animais, degustação de alimentos coloniais, experiência sobre orgânicos.
  • QUEM PODE PARTICIPAR: qualquer pessoa
  • PÚBLICO: turismo rural

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

VEJA VÍDEO COMPLETO DESTE DESTINO

Quer ver como foi nossa aventura nesse local lindo? Assista nosso vídeo. Aproveita e já segue nosso canal no Youtube para ver todos os nossos destinos. Todas as terças-feiras tem novo destino.

Patrocinadores

Este projeto conta com o apoio de empresas que valorizam o turismo e os negócios locais. Esse projeto tem a finalidade de potenciar nossa gente. Sicredi integração RS/MG, Bebidas Fruki, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES), e Lojas Quero Quero são parceiras na nossa jornada e estarão conosco em todos os destinos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 78762795_2189568534477916_8758963549625122816_n-1024x1024.jpg