fbpx

Engenho Quatro Ventos atrai visitantes pela tradição e sabores originais


Por Reportagem Publicado 14/09/2021

O Agora por Ai desta semana te apresenta o Engenho Quatro Ventos, localizado na Rota Germânica, em Teutônia/RS. O espaço garante uma série de experiências para os visitantes.

Saímos de Lajeado e utilizamos a BR-386 para acessar a ERS-128, na altura de Fazenda Vilanova. Este trajeto é mais rápido porque logo adiante está o acesso para a Estrada Santa Rita, onde fica o ponto turístico. São 25 minutos de carro. Para quem vem de Porto Alegre, a distância é de 100 quilômetros.  

Entre os destaques do local está a fabricação de cachaças e licores nos moldes estritamente artesanais, iniciando no ano 2016 e seguindo a tradição que começou há quase um século. O sócio e gerente, Rafael Arthur Schneider, mostra como são fabricadas as bebidas e conta um pouco sobre elas. No porão do engenho, construído com materiais remanescentes da antiga construção do avô de Rafael, estão o alambique de cobre e o fermentador: fundamentais para a produção de uma bebida de qualidade, diferente das chamadas “aguardentes” vendidas em grande escala.

São os detalhes nos processos de produção que diferenciam a cachaça da aguardente, como a utilização de alambique no cobre. A cachaça demanda mais tempo e qualidade no processo. E o diferencial de tanta dedicação você nota no sabor e na suavidade, por meio da degustação oferecida ali mesmo. Neste espaço o visitante também tem acesso a uma loja, onde há diferentes tipos de licores, cachaças e até geleias, muitas das quais surgem a partir de frutas da propriedade ou de agricultores da região.

Ainda cerveja artesanal da Dorf Bier, com sabores e essências só encontrados ali. Em breve o local também contará com a cervejaria, aumentando a capacidade de produção e ainda permitindo aos visitantes conhecer os processos de fabricação.

Todas essas bebidas, além do que há no cardápio típico alemão, podem ser degustadas no BierGarten, ao lado da casa ou no amplo gramado que dá vista a um açude. Pets são bem vindos, e há muitos animais para serem contemplados nesta propriedade rural.  

O Engenho também faz locação para eventos intimistas, com capacidade para 80 pessoas. Este formato virou tendência durante a pandemia, e visa grupos de famílias ou pessoas mais próximas do anfitrião, que está em voga neste momento. É voltado para todos os tempos de celebrações, desde chás de bebê até casamento: O Local está sempre em ampliação e melhorias estruturais e de atendimento.

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

Curiosidade

O engenho (local historicamente denominado assim pela transformação da cana de açúcar) foi batizado de Quatro Ventos por uma questão muito peculiar. Durante uma visita técnica antes da instituição da empresa, a mãe de Rafael, talvez pela profissão de professora, acabou falando o suficiente para um dos técnicos brincar com a seguinte expressão: “A senhora fala pelos quatro ventos”. E o nome pegou.

Horários e atrativos

  • Engenho Quatro Ventos funcionamento:
  • Segunda a quinta, das 8h às 18h, para compras na loja.
  • Sextas-feiras das 8 às 22h, para compras na loja. A partir das 19h é servido BBQ Burguer, Chopp Artesanal DorfBier e Drink’s à base de licores e cachaças.
  • Sábado das 8h às 23:30 para compras na loja.
  • Das 12h às 13h30, é servido o prato do Alambique; e das 14h às 18h tábuas de frios.
  • Das 19h às 23h, é servido BBQ Burguer.
  • Aos Domingos e feriados, das 9h às 20h para compras na loja.
  • Das 12h às 13h30, é servido almoço típico alemão, o Eisbein.
  • Das 14h às 20h, são servidas tábuas de frios e Bratwurst.

Além disso, podem ser agendadas visitas guiadas pela cachaçaria, podendo fazer a degustação de produtos no final. Também podem ser agendadas visitas com carroça pelo sítio, para conhecer as plantações e os animais (vacas, ovelhas, coelhos, galinhas, perus, galinhas d’angola), bem como experienciar um pouco da vida no campo.

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

VEJA VÍDEO COMPLETO DESTE DESTINO

Quer ver como foi nossa aventura nesse local lindo? Assista nosso vídeo. Aproveita e já segue nosso canal no Youtube para ver todos os nossos destinos. Todas as terças-feiras tem novo destino.

SAIBA MAIS

  • DESTINO: Engenho Quatro Ventos
  • CIDADE: Teutônia / RS
  • KM DE LAJEADO: 25 km
  • KM DE PORTO ALEGRE: 100 km
  • PASSA POR PEDÁGIO: Dois pedágios na BR-386, para quem vem da Região Metropolitana
  • VALORES MÉDIOS DOS SERVIÇOS: de acordo com o que comprar
  • O QUE OFERECE: bebidas artesanais (cachaça e cerveja), comida típica alemã e BierGarden
  • QUEM PODE PARTICIPAR: qualquer pessoa
  • PÚBLICO: turismo gastronômico
  • RESERVA: para gastronomia

Patrocinadores

Este projeto conta com o apoio de empresas que valorizam o turismo e os negócios locais. Esse projeto tem a finalidade de potenciar nossa gente. Sicredi integração RS/MG e Bebidas Fruki são parceiras na nossa jornada e estarão conosco em todos os destinos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 78762795_2189568534477916_8758963549625122816_n-1024x1024.jpg

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)