fbpx

Cânion Perau do Facão: saiba por que os turistas vão amar este local


Por Reportagem Publicado 14/12/2021

Assim como o Cristo Protetor de Encantado está para o turismo religioso, o Cânion Perau do Facão, de Arvorezinha abre os braços para os turistas e incentiva o setor de toda a região. O parque natural, junto ao Perau de Janeiro e outras atrações da Região Alta do Vale do Taquari, alimenta um excepcional roteiro.

Uma fatia de rocha corta a paisagem formada por vários tons de verde, e do alto de seus 80 metros é possível ver paisagens fascinantes. A cascata com duas quedas, vista a partir de mirantes e acessada por trilhas ao longo do arroio, é um dos pontos marcantes da vista.

Localizado na comunidade de Barro Preto, acessado pela estrada que liga Arvorezinha a Fontoura Xavier, o local abriu para visitação no final de novembro deste ano, e recebe turistas aos sábados, domingos e feriados. Nos demais dias da semana as visitas são com agendamento.

Quem chega ao local, mediante ingresso, é recebido por Valdacir Bresciani e o seu sócio, Celso Portaluppi, que apostaram no potencial turístico do local. Valdacir conta que conheceu o perau há 20 anos, após um incêndio que deixou um tapete preto sobre a formação geológica, mas que mesmo assim ficou apaixonado. Ele decidiu comprar parte das áreas para investir junto com Celso, morador das imediações.

Um mapa com detalhes do parque ajuda a orientar os turistas na caminhada. Os primeiros 250 metros do trajeto contam com trilhas com sinalização e acessibilidade. Valdecir orgulha-se ao dizer que cadeirantes também têm a possibilidade de desfrutar da experiência.
As trilhas chegam a 3 km ida e volta, podendo ser feitas contornando o rio e também o paredão. Através delas, se tem acesso às cascatas, porém é proibido o banho por questão de segurança. Além da cascata, também há duas cachoeiras acessadas por trilhas: a da Grutinha e das Corticeiras.
Há projetos para ampliar os atrativos do Cânion do Perau do Facão. Entre eles a instalação de uma ponte pênsil e travessia com cabos de aço em gaiola, os quais o turista poderá determinar a velocidade por meio de pedais.

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

Informações

Informações sobre ingressos, atrativos e para o agendamento pode ser feito pelo número (51) 99959-6402.

Por que Perau do Facão?

Os primeiros moradores caucasianos da região abriram uma trilha sobre o perau para poder acessar o poço da cascata, pois era o único acesso até o local de pesca. Sobre a formação rochosa e sem estrutura, havia o temor de que as pessoas poderiam cair dali por o local ser estreito “como a navalha de um facão”.

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

havia o temor de que as pessoas poderiam cair dali por o local ser estreito “como a navalha de um facão” – Foto Atsunori Ando

Grau de dificuldade das trilhas

A parte superior do cânion é de fácil ingresso, inclusive para cadeirantes. A estrutura recém instalada garante mobilidade e segurança, e por meio dos mirantes se avista a paisagem. Mas para chegar na cachoeira e caminhar às margens do rio e do perau, pede-se cautela e bom preparo físico, pois o trecho ainda não tem estrutura.

Saiba mais

O Perau nasceu para encantar e se deixar descobrir e vamos andando pela farta mata nativa de pitangueiras, erva-mate, canelas, soitas, cedros, guaviroveiras, cerejeiras e tantas mais e sonhando sua preservação.

O Arroio Figueirinha, aurora rasteira, em curvas vai descendo os montes de pedra, para logo se jogar fundo no abismo de 70 e 80 m de altura, se esticando num leito de 15 m de largura, e coberto pelo poncho das espumas.

Esse Perau, com águas do frescor dos primórdios tem duas grandes cachoeiras e dois poços e esta localizado na comunidade de Barro Preto. Entrada de acesso por Fontoura Xavier. E um vigoroso patrimônio da região e guarda, na sua carne mineral, a força de um símbolo de nossas lutas continentais, o facão. Para teu deslumbramento é a natureza que assina a obra. Vale conhecê-lo.

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

SAIBA MAIS

  • DESTINO: Cânion Perau do Facão
  • CIDADE: Arvorezinha
  • KM DE LAJEADO: 100 km, pela ERS-332, com pedágio em Encantado
  • KM DE PORTO ALEGRE: 204 km, pela BR-386, 130 e depois ERS-332
  • Atendimento: Sábados e domingos, ou durante a semana por agendamento.
  • O QUE OFERECE: contemplação da natureza, descanso, cascata, trilha, mirante
  • QUEM PODE PARTICIPAR: qualquer pessoa.
  • O ingresso é a compra de uma cesta com alimentos: tratar com 51 99959-6402

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

VEJA VÍDEO COMPLETO DESTE DESTINO

Quer ver como foi nossa aventura nesse local lindo? Assista nosso vídeo. Aproveita e já segue nosso canal no Youtube para ver todos os nossos destinos. Todas as terças-feiras tem novo destino.

Patrocinadores

Este projeto conta com o apoio de empresas que valorizam o turismo e os negócios locais. Esse projeto tem a finalidade de potenciar nossa gente. Sicredi integração RS/MG, Bebidas Fruki, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES), e Lojas Quero Quero são parceiras na nossa jornada e estarão conosco em todos os destinos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 78762795_2189568534477916_8758963549625122816_n-1024x1024.jpg