VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE ATENDIMENTO CLINICO PSICOLÓGICO?


“Nossa, eu não sabia que era assim que funcionava”.
“Se eu soubesse, eu teria buscado ajuda há tanto tempo atras.”
“Mas funciona mesmo?”
“Qualquer pessoa pode se beneficiar da psicoterapia?”
“Quantos atendimentos eu preciso fazer?”
Esses e tantos outros questionamentos, afirmações e discursos são comuns no âmbito terapêutico. Entende-se que o caminho para construir saúde mental também perpassa pelo campo da educação consciente do meio social, assim como, da comunicação e do apoio de politicas publicas que possam contribuir para o acesso a informação diante dos benefícios da psicoterapia e da desconstrução de tabus relacionados a saúde mental.
A PSICOLOGIA CLINICA É UMA CIÊNCIA – As práticas utilizadas pelo psicólogo no contexto da psicoterapia são embasadas em métodos científicos que se fundamentam através de fatos empíricos, estudos teóricos e experimentos éticos. Ou seja, a comprovação da eficácia do tratamento é validada e fidelizada concretamente com base em estudos, avaliações e normativas éticas para que, a partir destes pressupostos, possam acontecer de forma adequada e voltadas a atingirem os objetivos ora propostos no plano terapêutico do paciente.
A PSICOTERAPIA NÃO É APENAS UTILIZADA PARA TRATAMENTO DE PSICOPATOLOGIAS: Sim, a eficácia da psicoterapia no tratamento das diversas psicopatologias é comprovado. No entanto, a psicoterapia pode ser um grande “divisor de águas” no processo de autoconhecimento, apoio diante de situações conflituosas, dificuldades na tomada de decisões, manejo emocional, aspectos profissionais e tantos outros. Todos com a utilização de técnicas e praticas pautadas na responsabilidade ética e condizente com o objetivo do tratamento.
NÃO HÁ UM TEMPO EXATO PARA UM PROCESSO DE PSICOTERAPIA: Embora existam abordagens e profissionais que trabalhem com uma cronologia previamente elaborada, é no contexto da psicoterapia e da evolução do processo psicoterapêutico que se faz a avaliação da alta do paciente e/ou da continuidade dos atendimentos psicológicos, conforme cada objetivo ora pensado e contratado entre o psicólogo e o paciente (responsável).
A PSICOTERAPIA É PARA QUALQUER IDADE: Hoje nós temos uma amplitude de profissionais e especialistas que atendem todas as faixas etárias, inclusive no processo perinatal. Cabe ressaltar a importância da psicoterapia também no envelhecimento, inclusive no suporte e manejo familiar do idoso.
A PSICOTERAPIA NÃO EXCLUI O USO DE MEDICAMENTOS: Em muitos casos a psicoterapia realiza o processo de forma única, sem uso de medicamentos. Em tantos outros o uso do medicamento é fundamental para o paciente e deve ser orientado pelo seu médico de referencia.
A PSICOTERAPIA DEVE TER O SIGILO COMO BASE DO TRATAMENTO: A responsabilidade ética do profissional é fundamental para o processo psicoterapêutico, em todos os sentidos. No âmbito do sigilo, da mesma forma. O profissional oferece segurança a informação do paciente e a quebra de sigilo acontece somente mediante situações específicas respaldadas no código de ética do psicólogo.
A psicologia é uma grande possibilidade de apoio. É uma importante área da saúde para o tratamento de patologias, para o direcionamento e alinhamento de aspectos da vida e para a prevenção da saúde do paciente.
DESCUBRA-SE! Acredite, Esse é um caminho possível!
À disposição,
Um abraço,
Psico Mauri
(Psicóloga Mauriceia Eloisa Moraes CRP 07/26581)