Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

TDAH ou Desatenção: A Importância de uma Avaliação Neuropsicológica


Por Redação / Agora Publicado 08/05/2023
Ouvir: 00:00

Quando falamos sobre pessoas com problemas de atenção, é comum ouvirmos ou pensarmos que se trata de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). No entanto, nem sempre uma criança ou adulto desatento possui este transtorno.

A desatenção pode ser um sintoma de diversas condições, como ansiedade, depressão, transtornos de aprendizagem ou até mesmo de uma rotina desorganizada. Já o TDAH se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade. As crianças com TDAH possuem dificuldade em controlar seus impulsos e em manter a atenção em uma tarefa por muito tempo. Os sintomas podem variar de acordo com a idade da pessoa, devem estar presentes desde os 12 anos de idade, e em geral, são caracterizados por:

-Desatenção: dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades, parecendo distraído ou desligado; dificuldade em seguir instruções e organizar as tarefas; perda frequente de objetos, livros, cadernos, etc.; evitação de tarefas que exijam esforço mental.

-Hiperatividade: movimentos frequentes e excessivos das mãos, pés ou corpo; dificuldade em ficar sentado por períodos prolongados; sensação de inquietude e dificuldade em relaxar; excesso de fala.

-Impulsividade: interrupção constante dos outros durante uma conversa ou atividade; dificuldade em aguardar a sua vez; comportamentos impulsivos sem considerar as consequências.

No campo da atenção, são pessoas que parecem estar sempre “no mundo da lua”, se distraem facilmente, em crianças podem apresentar dificuldades em responder rapidamente a uma solicitação dos pais, o que na vida adulta a mesma demora ou esquecimentos podem gerar conflitivas nas relações sociais, ambiente de trabalho, convivência em casa.

É importante destacar que nem todas as pessoas com TDAH apresentam todos esses sintomas, e que a intensidade e a frequência dos sintomas variam de acordo com o indivíduo, e que eles devem estar presentes em mais de um ambiente (escola e em casa, ou trabalho e em casa). Além disso, outros fatores como ansiedade, depressão, transtornos de aprendizagem e dificuldades emocionais podem estar presentes em conjunto com o TDAH, tornando o diagnóstico ainda mais complexo e a avaliação por um profissional qualificado ainda mais importante.

No Centro Especializado em Saúde Mental (CESM), contamos com profissionais que realizam a avaliação e o tratamento para estes casos. O CESM fica localizado na Rua Alberto Torres, n 517, sala 501, no Centro de Lajeado-RS.