Neuropsicologia: todo ser humano merece o diagnóstico e tratamento


A Neuropsicologia é a área do conhecimento que estuda o funcionamento do cérebro e o comportamento humano. Alia os conhecimentos da psicologia e das neurociências para compreender a fundo os processos cognitivos e como as pessoas agem. Importante salientar que processos cognitivos são as funções básicas de todo o ser humano, que envolvem os pensamentos, a atenção, a linguagem, memória, raciocínio, entre outras questões que afetam diretamente nossas emoções e ações.
O que é uma Avaliação Neuropsicológica?
Através de uma Avaliação Neuropsicológica, o profissional, ao analisar todas as esferas da vida do indivíduo, tais como, vida familiar, escolar, social, trabalho, por exemplo, consegue identificar quais áreas do processo cognitivo estão apresentando dificuldades.
Como é feita?
A avaliação é um procedimento de investigação detalhado, geralmente o paciente comparece de 6 a 8 sessões, para coleta de dados de sua história de vida. Esse procedimento investigativo pode ser feito com crianças, adultos e idosos. São utilizados de recursos como a entrevista clínica, a observação do comportamento e, também, é feita a utilização de recursos importantes para identificações, que são as testagens psicológicas.
Ao final do processo, o profissional emite um Laudo Neuropsicológico, documento que consta as informações obtidas ao longo dos encontros, salienta as dificuldades apresentadas pelo sujeito, bem como, as facilidades também. O que se mostra de importante valia e essencial para posteriores tratamentos e encaminhamentos em cada caso, visando uma melhor qualidade de vida.
É solicitada quando se tem a necessidade de um diagnóstico clínico e um entendimento mais amplo, e pode ser requerida por um médico Psiquiatra, Pediatra, Neurologista e até mesmo médico Geriatra.
Irá auxiliar na identificação das causas dos problemas enfrentados pela pessoa no seu dia a dia (por exemplo, desempenho escolar ou profissional abaixo do esperado, problemas ao fazer tarefas diárias, dificuldades em habilidades sociais, entre outros).
Casos em que a Avaliação pode ser solicitada, incluem:
- – Dificuldades de aprendizagem
- – Dificuldades de concentração
- – Falta de memória
- – Dificuldades na velocidade de processamento
- – Dificuldade nas relações sociais
Podem ser identificados transtornos, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Quando identificados em crianças, a maneira de amenizá-los possuem um sucesso maior.
A apresentação de dificuldades, de forma intensa, pode estar sugerindo a presença de algum transtorno do neurodesenvolvimento. Sendo assim, a Avaliação Neuropsicológica é de suma importância para a identificação e diagnóstico.
Compreendemos que para o sucesso do tratamento a ser adotado para amenizar esses transtornos, dependerá do entendimento das necessidades dessa pessoa, levando em consideração sua singularidade, dificuldades e potencialidades.