Vou trazer aqui uma analogia de um texto de Rubem Alves, que era Mineiro, filósofo, ficar na lista e professor que faz uma analogia dos relacionamentos como sendo de dois tipos um do tipo tênis o outro tipo frescobol.

O relacionamento tipo tênis seria baseado no jogo onde existe dois adversários, uma bola e duas raquetes o objetivo é fazer com que o adversário erre, que não consiga pegar a bola, assim faça um ponto. Dessa forma o tênis é um jogo onde o ponto fraco do outro passa a ser o alvo, o objetivo é fazer o outro errar.


Jogos relacionamentos do tipo frescobol, tem uma semelhança, duas raquetes duas pessoas e uma bola, porém a dinâmica completamente diferente, o objetivo é não deixar a bola cair no chão. Todo jogo é baseado na cumplicidade, se o outro joga bolinha para longe, o outro corre para buscar.

O gostoso do jogo é deixar a bolinha no alto para cá e para lá, a bolinha ali tem como simbólico o diálogo os sonhos as fantasias os desejos, que nunca devem cair no chão você jogada para o alto. O objetivo do jogo não é competir, nele se um ganha, todos ganham, se um perde, todos perdem.

por Muriana Muccillo Reginatto
Psicanálise

51 3710-2716 — 99707-2292 — 98178-2202
muriana@zoom.inf.br
Avenida Benjamin Constant, 852, sala 901, Centro de Lajeado
https://www.facebook.com/muriana.muccilloreginatto
https://www.instagram.com/psicologa.muriana/?hl=pt-br