Limpeza doméstica é essencial para a saúde de toda família, ainda mais quando se trata dos utensílios de louça que temos contato direto na alimentação. Mas você sabia que a esponja que você usa pode ser depósito de bactérias e fungos? Continue lendo.

ESPONJA DE POLIURETANO (convencional)

Esponja convencional (aquela fofinha que parece inofensiva), fornece ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Além disso, é feita de “poliuretano” derivado do petróleo e que leva até 400 anos para se decompor. Também, essa esponja libera microplásticos que podem alcançar esgotos, oceanos e causar dano a animais aquáticos.

ESPONJA ECOLÓGICA (sustentável)

Por outro lado, esponjas como à base de bucha vegetal ou de material de reaproveitamento de redes de pesca retiradas do mar são ecológicas e sustentáveis.

VANTAGENS

✓ Mais higiênica, pois impede o crescimento de bactérias.
✓ Não risca panelas, talheres e inox em geral;

✓ Eficiente na limpeza de louças, superfícies e pisos;

✓ Mais ecológica: biodegradável (bucha vegetal) e reciclada (redes pesca)

  1. BUCHA VEGETAL

A bucha vegetal tem origem no fruto seco de uma planta trepadeira chamada Luffa Cylindrica, sendo portanto, um produto 100% natural que não gera resíduos nem na produção nem no descarte. Após o uso, pode ser compostável por ser natural e biodegradável.

  • REDES DE PESCA

As esponjas feitas de redes de pesca são práticas e flexíveis com durabilidade de até 5 anos sem liberar material nocivo ao esgoto. Além disso, fazem parte do “Projeto Águas Limpas” e permitem a retirada de redes de pesca do mar, removendo lixo do mar que atrapalhava a vida marinha e os corais. Esse trabalho fortalece a economia local, a confecção das Esponjas de Rede de Pesca para Limpeza ou Higiene como fonte de renda para mulheres da comunidade do Frei Damião, em Palhoça, Florianópolis.

Qual das duas você usaria? JUNTE-SE À CAUSA MENOS UM LIXO DA PHARMA


Junte-se à nós e bora produzir menos lixo, que tal começar já? Conheça as opções de esponjas ecológicas nossa loja física centro de Lajeado ou on-line www.pharmanatural.com.br

por Stéfani Natali Stoll
+Farmacêutica
+Mestre em Biotecnologia em Saúde
+Fundadora da Pharma Natural
cosméticos orgânicos e veganos – sustentabilidade- florais – cursos
(51) 98313-0300 (WhatsApp)
Instaram: @pharma.natural
Facebook: Pharma natural