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Quanto vale a minha marca?


Por Redação / Agora Publicado 18/05/2021
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Nos artigos anteriores abordamos sobre a definição de marca, sua natureza e os tipos de marcas existentes, e também falamos a respeito do investimento e do tempo necessário para obtenção do registro perante o INPI.

No artigo de hoje iremos tratar sobre as formas de avaliação de marcas e de como o valor de uma marca registrada pode representar um patrimônio significativo para o capital das empresas e empresários, e um ótimo negócio para quem vende uma marca registrada e também para quem compra. O primeiro passo é fazer uma avaliação da marca.

A avaliação de marca objetiva mensurar o valor de mercado de uma determinada marca através de diferentes fatores, mas especialmente tomando como base a sua capacidade econômica de gerar resultados financeiros, permitindo maior volume de vendas e maiores margens para o negócio, conferindo uma vantagem forte, sustentável e diferenciada sobre os concorrentes. Ou seja, o cálculo do valor da marca é o resultado de um produto ou serviço que está associado a determinado nome que irá somar ou subtrair um valor de acordo com seus ativos e passivos.

Diferentes ferramentas e metodologias de cálculo podem ser utilizadas para definição do valor de uma marca, e cada empresa deve adotar o modelo de acordo com suas especificidades, mas em qualquer caso para fazer uma boa avaliação é necessário reconhecer bem o perfil do negócio, seus ativos e a força da marca perante o mercado consumidor. Uma das ferramentas de avaliação mais conhecidas é o processo de valuation.

A avaliação é importante, em qualquer caso, especialmente para atribuir valor à marca e assim agregar ao patrimônio da empresa e do negócio, podendo ser utilizada como forma de parâmetro em caso de negociações de compra e venda.

Para quem busca vender sua marca, oportuno destacar que não necessariamente a avaliação será utilizada diretamente na negociação, mas pode ser importante objeto de discussão com o investidor interessado.

Assim, para quem quer vender uma marca registrada, o negócio pode reverter em importante capitalização para a sua empresa, valorizando o tempo e dinheiro investido no registro da marca, e aportando rendimento interessante, especialmente para marcas com bom histórico de mercado. Já para quem procura comprar uma marca registrada, também pode ser um ótimo negócio porque dispensa o tempo de espera do processo de registro, economiza dinheiro na criação de um nome, e ainda propicia a aquisição do valor histórico da marca em negociação.

Se você quer vender sua marca e capitalizar seu negócio, ou se quer fugir da burocracia e economizar tempo comprando uma marca registrada, a FORTIS Registro de Inovações tem a solução para você, oferecendo em seu BANCO DE MARCAS um espaço destinado a empreendedores que desejam COMPRAR ou VENDER uma marca registrada, prestando ainda assessoria completa desde a avaliação até a elaboração dos documentos jurídicos necessários.

A FORTIS Registro de Inovações auxilia em todas as fases do processo e garante a observância do correto procedimento perante o INPI, bem como atua em prol da proteção dos interesses jurídicos e econômicos envolvidos ao seu direito marcário.

Proteja e valorize o que é seu por direito. Registre a sua marca! 

artigo escrito pelo advogado Luciano Gisch da empresa Fortis