Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Marca: por que é importante registrar?


Por Redação / Agora Publicado 28/12/2020
Ouvir: 00:00

Define-se marca como todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que tem por finalidade identificar produtos e/ou serviços, fazendo distinção entre os similares e em alguns casos também certificando produtos ou serviços em razão da sua procedência ou conformidade com determinadas normas ou especificações técnicas.

Para garantir a exclusividade de uso de determinada marca se faz necessário o seu registro perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, conferindo ao titular respaldo legal que constrói valor para a marca e a proteção contra o uso indevido por terceiros.

Além disso, ter uma marca registrada oferece mais segurança à atuação da empresa no mercado, pois cria exclusividade e viabiliza, em alguns casos, transações comerciais nas quais a marca é o maior objeto de negociação, como no caso do licenciamento da marca, ou mesmo dos negócios de franquia empresarial.

O registro marcário no Brasil, encaminhado perante o INPI pode ser feito pelo próprio interessado muito embora seja extremamente recomendável a contratação de um profissional devidamente habilitado para prestar toda consultoria e assessoria necessária ao correto procedimento e à proteção dos interesses envolvidos.

O registro da marca é a melhor forma de proteger o seu negócio, distinguir serviços e produtos e assim valorizar o patrimônio da sua empresa. Portanto, proteja o que é seu por direito. Registre a sua marca! 

A FORTIS Registro de Inovações auxilia em todas as fases do processo e garante a observância do correto procedimento bem como a proteção dos interesses envolvidos.

escrito por

advogado Luciano Gisch