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Clonaram meu cartão do banco. E agora?


Por Redação / Agora no Vale Publicado 09/08/2019
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Senha bloqueada sem aviso prévio poder ser um indício do problema, aponta o advogado Alexandre Caputo, do escritório Caputo Advogados

Você recebe a fatura do seu cartão de crédito e leva um susto: uma conta bem maior do que você imaginava que não foram feitas por você. Essa é a maneira mais comum de descobrir que seu cartão foi clonado, mas também pode acontecer ao ter a senha bloqueada sem aviso prévio. Isso significa algum problema de uso ou de clonagem.

Caso você desconfie ou perceba que seu cartão foi clonado, entre em contato com o banco ou com a administradora do cartão para informar a situação e solicitar o bloqueio imediato de todas as compras desconhecidas. Além disso, é importante preencher um formulário de contestação de compras não reconhecidas. A maioria dos bancos disponibiliza esse formulário no próprio site.

Lembre-se de pedir um novo cartão e trocar a senha. Anote o protocolo da ligação e guarde para eventual necessidade. Em seguida, registre um Boletim de Ocorrência explicando em detalhes o que aconteceu, junto com o histórico de compras.

Esses procedimentos são fundamentais e facilitarão à análise da Instituição financeira e agilizar a devolução do seu dinheiro. O site do Serasa disponibiliza um formulário específico para casos de clonagem de cartão. Preencha para evitar a inclusão de seu nome no sistema de proteção de crédito.

A operadora do cartão é responsável pela segurança das operações, por isso, em caso de clonagem, é ela quem deve tomar todas as providências para minimizar os prejuízos. Se o banco ou a operadora do seu cartão não resolver o problema de imediato, procure orientação jurídica e ingresse com ação judicial para reaver os valores e limpar seu nome.

E se a fraude foi cometida com utilização de senha?

É fundamental atentar que o proprietário do cartão possui dever de guarda. Quando há fraude mediante utilização de senha, em geral a culpa é exclusiva da vítima e o judiciário entende que não há o dever de ressarcimento. Isso é muito comum quando o consumidor informa a senha por telefone ou a senha está anotada junto ao cartão.

Quais são os cuidados que devo tomar na hora de utilizar o cartão de crédito?

  1. Uma das técnicas mais comuns nos golpes é ligar se passando pelo gerente ou enviar e-mails falsos. Por isso, NUNCA INFORME SUA SENHA por e-mail ou telefone. Nenhum banco utiliza desses meios para confirmar dados.
  2. Compre apenas em sites seguros. Confira a veracidade do site e a qualidade do serviço. Desconfie sempre de preços muito baixos.

Texto do advogado Alexandre Caputo OAB/RS 93.651

CAPUTO ADVOGADOS 
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