Até quando os Lajeadenses terão que aturar problemas com a água?


O problema é crônico; são anos de sucessivas falhas no abastecimento de água nas residências de Lajeado. Uma rápida pesquisa nos jornais da cidade demonstra a repetição do problema e a extensão dos efeitos na vida do cidadão!
Contudo essa semana uma situação extrapolou todos os limites e chamou atenção. Moradores de um dos bairros da cidade relataram que a água saía de suas torneiras completamente marrom, cor de terra. Não acreditei. Logo em seguida, recebi uma fotografia e alguns vídeos pelo WhatsApp: a água estava completamente imunda! Em um dos vídeos, um filtro de torneira havia obstruído a passagem de um material escuro e denso. Na verdade, sequer é possível saber qual a sujeira que está vindo junto da água que alguns tomam.
Estamos falando da água que bebemos, usamos para fazer comida e damos banho em nossos filhos! É um bem preciosíssimo, a base da nossa vida, que está chegando até o consumidor completamente impuro e sujo; isso quando chega! Em nome da verdade, preciso dizer que este caso não ocorreu em local abastecido pela CORSAN.
Diante da situação, o artigo de hoje não é do advogado Luis Paulo Tonini, mas sim do cidadão, que, como vocês, participa do crescimento do Município com seus impostos e paga em dia a água que chega em suas torneiras. Creio que, diante dos inúmeros, sucessivos e graves problemas relacionados com o abastecimento de água, nossos representantes deveriam agir. E agir logo! Agora, com agua marrom saindo de algumas torneiras, o caso é de saúde pública.
Luis Paulo Tonini
OAB/RS 103.389