fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora no Vale 728x90px

Sua criança não fala, mas ela se comunica?


Por Redação / Agora no Vale Publicado 28/11/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

A fala é importante e faz parte dos marcos do desenvolvimento de uma criança. Mas ela não precisa necessariamente falar para se comunicar!

O que é a fala?
Essa é a habilidade de produzir sons e palavras usando os órgãos fonoarticulatórios (responsáveis pela articulação dos sons da fala). Envolve a pronúncia, a fluência e a construção de frases. Mas ela é apenas uma parte do quadro geral da comunicação.

O que é comunicação?
Mesmo que uma criança não fale, você consegue entender o que ela quer através de gestos, apontamentos, expressões faciais, linguagem corporal e até mesmo o uso de sistemas de comunicação alternativa.

A comunicação é essencial para a interação social, o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Ela permite que a criança se conecte com o mundo ao seu redor, estabeleça relacionamentos, compartilhe informações e participe plenamente das atividades diárias, contribui para o desenvolvimento da autonomia, autoestima e capacidade de resolver problemas. Esta habilidade impacta positivamente em todas as áreas da vida da criança.

O papel da terapia fonoaudiológica?
O objetivo é de proporcionar uma comunicação eficaz e significativa para as crianças. Levando sempre em consideração que falar é diferente de se comunicar.
Uma criança que não fala mas também não se comunica de outras formas, é um grande sinal de alerta para buscar avaliação especializada.

Conteúdo escrito por Vitoria Santana 

Fonoaudióloga
Especializada em Análise  do Comportamento Aplicada – ABA e Neurociência e Aprendizagem. 
Mestra em Ciências Médicas 
51 995140260
Instagram: fonovitoriasantana