Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Seu bebê realizou os 5 testes obrigatórios para um recém-nascido?


Por Redação / Agora Publicado 16/03/2022
Ouvir: 00:00

Quando um bebê nasce, é comum que os pais fiquem ansiosos para saber se está tudo bem com ele.
Para diagnosticar precocemente e garantir um tratamento antecipado de algumas doenças, existem 5 exames obrigatórios, alguns já realizados na maternidade.

1- Teste do Pezinho – deve ser realizado no laboratório entre o 3 e o 5º dia de vida do bebê.
Diagnostica doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que ainda não foram manifestadas.
Entre o exame realizado no SUS, plano de saúde ou particular, muda o número de doenças testadas em cada um deles.

2- Teste do Olhinho – o Ministério da Saúde recomenda que ele seja realizado em todos os recém-nascidos à partir do 2o dia de vida.
Detecta precocemente uma série de doenças oculares no bebê, como catarata infantil, retinoblastoma, glaucoma ou estrabismo.

3- Teste do Coraçãozinho – deve ser realizado entre as primeiras 24 e 48 horas de vida, mede a oxigenação e batimentos cardíacos do recém-nascido para diagnosticar possíveis alterações congênitas.

4- Teste da Linguinha – consiste em verificar por meio de protocolos, se há alterações no frênulo, ou seja, na membrana que liga uma parte da língua ao assoalho da boca.
É realizado com o objetivo de diagnosticar e indicar o tratamento precoce para eventuais problemas provocados pelas limitações dos movimentos da língua, por exemplo, as fissuras mamilares em quem amamenta. 

5- Teste da Orelhinha – identifica precocemente problemas auditivos no bebê. Oferecido pelo SUS, plano de saúde, particular e em domicílio. Deve ser realizado nos primeiros 30 dias de vida do bebê.

Cada um desses exames é importante para detectar antecipadamente problemas que o recém-nascido possa desenvolver, sendo possível assim, o encaminhamento precoce para tratamento, contribuindo dessa forma para que o bebê cresça saudável e protegido desde os seus primeiros dias de vida.

Confira na Caderneta da Criança ou com o pediatra se seu filho realizou todos esses exames.

por Joanna Moraes
Consultora de Amamentação e Fonoaudióloga
51 999944088 (clique aqui)
Instagram: @jomoraesfono
Facebook: Consultora Amamentação Joanna / Joanna Moraes