Saúde bucal do bebê: quando e como iniciar os cuidados?


O bebê nasce e logo em seguida surgem inúmeras dúvidas na rotina dos pais, portanto o objetivo da minha contribuição com a coluna Maternando de hoje é esclarecer os principais questionamentos acerca dos cuidados com a saúde bucal de um bebê no seu primeiro ano de vida.
- Devo higienizar a boquinha do bebê que ainda não possui dentes?
- Não! Especialmente nos bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno, a higiene das gengivas e mucosas pode remover parte das células de defesa presentes na cavidade oral, importantes para o seu sistema imunológico. Eventualmente, quando a língua estiver com muito acúmulo residual de leite, pode ser higienizada com gaze úmida.
- Quando devo iniciar a higiene bucal?
- A higiene bucal do bebê deve iniciar assim que nascer o primeiro dente, ainda que ele não esteja completamente erupcionado.
- Qual a escova ideal?
- A cabeça da escova deve ser compatível com o tamanho da sua boquinha (geralmente de 0-2 anos), com cerdas extra macias e cabo de fácil apreensão pelos pais, preferencialmente longo. Caso a família opte por deixar o bebê brincando com a escova, escolher as que possuem um limitador de segurança é importante. Dedeira de silicone não serve para a higiene dentária, e sim somente para massagear a gengiva irritada pelo nascimento dos dentes.
- Devo usar creme dental com ou sem flúor?
- A escolha do creme dental é de extrema importância, pois deve possuir flúor em sua composição desde o primeiro dente, na quantidade de 1.100 ppm. Para um bebê, a quantidade de pasta a ser utilizada é equivalente a meio grão de arroz cru. Essa é uma dose extremamente segura para um bebê que irá deglutir todo o creme dental durante a escovação.
- Quantas vezes ao dia devemos fazer a escovação?
- Pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente a noite, todos os dias.
- A partir de que momento deve-se iniciar o uso do fio dental?
- O fio dental deve ser utilizado nas regiões onde as cerdas da escova não conseguem chegar, ou seja, entre aqueles dentes que são bem juntinhos. O fio dental com haste infantil pode tornar esse hábito mais prático na rotina da família.
- Quando levar o bebê pela primeira vez ao Odontopediatra? E como funciona essa consulta?
- A primeira consulta odontológica do bebê deve acontecer assim que nascer o primeiro dente ou ainda durante o seu primeiro ano de vida. Nessa consulta, o Odontopediatra fará perguntas que abordarão desde a gestação até o momento atual para entender sobre a sua saúde, hábitos e rotina; realizará o exame clínico que avalia os freios orais, a língua, o céu da boca, as gengivas, as mucosas e os dentes, com o intuito de detectar alterações de forma precoce; esclarecerá todas as dúvidas e individualizará as orientações de cuidado e de retornos, para que se possa fazer um acompanhamento preventivo e proteger a saúde bucal desse bebê.
Toda a criança merece um Odontopediatra para chamar de seu!
por Ana Elisa Draghetti
Cirurgiã-dentista e Pós-graduanda em Odontopediatria
(51) 99952-7812 (clique aqui) Instagram: @anaelisa.odontopediatria

