Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Quando o bebê começa a formar associações de sono?


Por Redação / Agora Publicado 06/02/2024
Ouvir: 00:00
Ayla-52

Essa é uma pergunta que frequentemente intriga as mães: em que fase do desenvolvimento do sono os bebês começam a associar a maneira como adormecem? O meu bebê já nasce com essa capacidade? Bom, essa habilidade está diretamente ligada ao amadurecimento cerebral e ao desenvolvimento da memória.

Um fator essencial para a consolidação da memória do sono são os chamados “fusos de sono”, rápidas oscilações detectadas nos eletroencefalogramas durante certos estágios do sono. Estudos indicam que esses fusos começam a se desenvolver por volta das oito semanas de vida, cerca de 40 semanas após a data provável do parto. Além de sinalizar a capacidade do bebê para a consolidação da memória, esses fusos desempenham um papel ativo nesse processo.

Assim, a partir desse marco, os bebês começam a adquirir a habilidade de aprender e consolidar experiências, incluindo associações relacionadas ao sono. Isso significa que, ao atingir a idade de oito semanas, os pequenos são capazes de associar certas condições ou rotinas ao ato de adormecer. Essas associações podem envolver ações como: ser embalado, amamentado, receber chupeta, ouvir uma música específica ou estar em um determinado ambiente.

As associações de sono referem-se à capacidade dos bebês de conectar experiências específicas ao processo de adormecimento, estabelecendo uma relação significativa entre estímulos e o ato de dormir. Essa compreensão é valiosa para as mães, auxiliando-as na criação de rotinas que promovam um sono tranquilo e independente para os seus bebês.

Por Taila Zagonel
Consultora Internacional de Sono Infantil
WhatsApp: 48 99982 7267
Instagram: @tailazagonel.sono