Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Quando começar seu pré-natal?


Por Redação / Agora Publicado 26/01/2023
Ouvir: 00:00

Olá queridas leitoras, sou a Dra. Bárbara Lambert, ginecologista e obstetra, e a partir de agora trarei conteúdos mensais para estar auxiliando vocês que desejam ser e que já são mães.

Inicialmente, muitas pacientes me procuram para saber quais cuidados que devem ter quando decidem engravidar.

É no momento da decisão que esse processo inicia, portanto, atenção as orientações necessárias para que seu pré-natal contemple todas as etapas recomendadas de cuidados.

A consulta pré-concepcional é de extrema importância. Realizar exames de rotina para verificar a saúde daquela tentante (paciente que está tentando engravidar), assim como exames para verificar o status das doenças transmissíveis pela placenta são imprescindíveis.

Começar com suplementação vitamínica de ácido fólico, por pelo menos 3 meses antes de iniciar as tentativas é recomendável para se ter uma diminuição do risco de mal formações do tubo neural (cérebro e coluna) do feto.

Pacientes que não fazem uso de métodos contraceptivos hormonais, podem anotar as datas das menstruações, determinando assim quantos dias os ciclos mentruais tem, desta forma é possível auxiliar na determinação do período fértil. Já as pacientes que utilizam métodos contraceptivos hormonais não precisam parar o uso para “limpar o organismo”; porém somente após parar com o uso do contraceptivo que poderá ser avaliado o real ciclo menstrual daquela mulher.

Oriento cuidados como evitar uso de substâncias ilícitas, assim como bebida alcoólica e cigarro. Adquirir hábitos saudáveis, como uma alimentação variada rica em frutas, vegetais, proteínas, tanto quanto exercícios físicos fazem parte de um bom estilo de vida (durante a gestação a orientação é de que exercícios de alto impacto e com risco de queda sejam evitados).

Pacientes até 35 anos podem aguardar até 1 ano tentando engravidar sem nenhum tipo de investigação de infertilidade. Já mulheres entre 35 a 39 anos, podem aguardar 6 meses para iniciar investigação de infertilidade. Mulheres após os 40 anos são orientadas a iniciar investigação de infertilidade assim que decidirem engravidar.

Gestar não é fácil e o quanto mais preparadas estivermos para iniciar esse caminho, mais tranquila será esta caminhada.

Fiquem à vontade para enviar dúvidas e sugestões de assuntos para o meu contato, será um prazer responder vocês.

Beijos

Dra Bárbara Lambert
Ginecologista e obstetra
Clinica Ricto 51 996207175