Qual presente te fez falta?


Hoje, dia 12 de outubro, costumamos celebrar o dia das crianças. Para alguns a data remete a busca por um presente para as crianças, para outros não se vê sentido nisso, mas a verdade é que para as crianças a data gera expectativa.
Se pararmos para pensar em como víamos esse dia na infância, certamente teremos alguma lembrança.
Afinal, quando nos conectamos com a nossa própria infância é natural que a gente lembre de um brinquedo que quis muito e não pôde ter, de uma roupa, até mesmo alguma comida ou experiência que faltou.
Essas coisas podem sim ter feito falta, e inclusive essas faltas podem ter um efeito de excesso na vida adulta, há quem compense essas faltas, porque eram coisas que queriam muito. O resultado disso podem ser compras em grande quantidade, comer exageradamente, perder o controle com gastos e nem perceber as razões disso.
Essas lembranças e faltas são marcantes, mas há outras faltas que também compõem os presentes mais desejados de todas as crianças.
E sabe quais são os presentes mais esperados?
Presença, afeto, conexão, valorização, toda criança quer ter com quem contar, quer se sentir amada, principalmente saber que é amada quando erra, que pode receber ajuda ao invés de castigos, que não merece palmada para aprender e que o melhor presente da infância é o respeito.
O que a sua criança precisava ter recebido mais na infância?
Quem sabe comemore hoje não só com as outras crianças, mas volte no tempo e pense em como a sua criança gostava ou gostaria de comemorar a data e se divirta consigo e com as crianças.
Só haverá um feliz dia das crianças se cada presente vier acompanhado de respeito a infância. Estar presente é o melhor presente.
por Maria Júlia Lohmann Wagner
Psicóloga
Especialista em terapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema
Instagram: @maju.psi

