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Porque as crianças brincam durante o atendimento psicoterapêutico?


Por Redação / Agora Publicado 09/04/2024
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Sabemos que para algumas pessoas o fato de saber que a criança brinca durante o atendimento com uma psicóloga(o) gera certa dúvida sobre sua necessidade e importância, afinal, brincar ele brinca em casa ou na escola. Mas não é bem assim e eu vou te explicar!

Você consegue imaginar uma criança chegando para atendimento, sentando numa poltrona e contando para o profissional psicólogo tudo que ela está sentindo ou vivenciando? Isso dificilmente vai acontecer, principalmente com as crianças de até uns 6 ou 7 anos. Isso porque a linguagem da criança, ainda que verbal, é lúdica, ou seja, não devemos esperar que coloquem tudo em palavras.

Durante os atendimentos, brinquedos são utilizados pela criança para expressar aquilo que estão sentindo, suas experiências, medos e/ou alegrias. O profissional observa seu jeito de brincar, como utiliza cada brinquedo, o que fala enquanto brinca ou joga. Para tanto, os brinquedos são pensados de acordo com sua função e o objetivo do psicólogo, como nos exemplos abaixo:

  • Quebra-cabeças auxilia nas habilidades cognitivas, capacidade de resolução de problemas e coordenação motora;
  • Materiais de artes – Expressão criativa e autoconhecimento. Lápis de cor, papéis, tinta auxiliam as crianças a externalizarem suas emoções;
  • Jogos de tabuleiro desenvolvem habilidades sociais e emocionais. Proporcionam oportunidades para praticar a paciência, cooperação, tomada
    de decisão e resolução de conflitos, bem como ansiedade e frustração;
  • Brinquedos sensoriais permitem explorar e regular as emoções, contribuindo para o desenvolvimento emocional e autorregulação, como no caso de crianças que sofrem com ansiedade, que geralmente têm dificuldade de expressar medos e preocupações e crianças com TEA que podem ter dificuldade na comunicação e interação social, assim, esses brinquedos terapêuticos sensoriais, bem como jogos de roleplaying e outros jogos cooperativos são ferramentas importantes para facilitar essa interação.
  • Massinha auxilia na observação da criatividade, livre expressão etc.

É importante que os pais lembrem do quanto o brincar é fundamental para uma criança desenvolver suas capacidades e conhecer melhor a si mesmo, portanto, em atendimento psicológico o brincar também se faz fundamental para que possamos compreender e auxiliar a criança naquilo que ela possa necessitar.

Natália Witezorek
Psicóloga
51- 98507-1505
Instagram: @natiw.psico

Natalia-Witezorek