Por que é importante meu filho ter acompanhamento com nutricionista?


O foco de estudo do nutricionista é o alimento, é o único profissional que entende de forma profunda e complexa como os alimentos e nutrientes afetam a saúde humana. Após os cinco anos de formação generalista, o nutricionista materno infantil dedica-se a estudar como essa interação “nutriente x corpo humano” pode ser aplicada para promover uma alimentação saudável, prevenir doenças e otimizar a saúde e o bem-estar de gestantes e crianças em pelo menos 2 anos de especialização.
Ter acompanhamento nutricional, assim como ter de um odontopediatra ou pediatra, é fundamental na proteção da saúde, inclusive a longo prazo, atuando na prevenção de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Além da prevenção de doenças, o acompanhamento com um nutricionista desde cedo auxilia na promoção da saúde através da formação de um comportamento alimentar saudável.
É importante ressaltar que a educação em saúde é papel de todo profissional da área. Por isso, o enfermeiro, o pediatra, o dentista, dentre outros profissionais que têm acesso à criança, devem orientar sobre recomendações básicas de alimentação. Entretanto, questões mais profundas e específicas só serão abordadas por completo e de forma efetiva pelo nutricionista.
Na introdução alimentar, por exemplo, a orientação sobre quais alimentos ofertar e de que forma oferecer, é apenas uma pequena parte de uma primeira consulta que dura em torno de uma hora e meia. Há muito mais informação para ser compartilhada e individualizada de acordo com cada paciente.
Pensando em saúde, quanto mais os profissionais trabalharem de forma multidisciplinar, mais benefícios seu filho terá.
Seu filho merece ter uma nutricionista materno infantil!
por Bianca Grandi
Nutricionista especialista em Nutrição Materno infantil
Mestranda em Pediatria e Saúde da Criança
51 999090816
Instagram: @nutribiancagrandi