Por que comer em família é tão importante?


Assunto recorrente durante as consultas, o hábito de comer em família é uma prática que vem diminuindo nos últimos anos, seja em função do aumento da carga de trabalho ou o tempo de exposição às telas. Todavia, esse é um comportamento que precisa ser estimulado com urgência, pois, especialmente para crianças e adolescentes, dividir o momento das refeições com os familiares apresenta inúmeros benefícios, que não se limitam aos aspectos nutricionais.
No início da introdução alimentar, os bebês ainda não entendem que os alimentos sólidos saciam, por isso, quando os pais ou cuidadores se alimentam no mesmo momento, compartilhando a refeição, os bebês que são ótimos imitadores, tendem a repetir o comportamento, e assim, aprendem a comer.
Um estudo realizado em 2023, conduzido com 50 grupos de pais e filhos com idades entre 6 e 11 anos, investigou como a duração das refeições em família influencia o consumo de frutas e vegetais por crianças. A comparação se deu entre o tempo de refeição regular (20 minutos) e uma refeição prolongada (30 minutos). Os resultados demonstraram que, durante as refeições prolongadas as crianças consumiram significativamente mais frutas e vegetais. Além disso, as crianças comeram mais devagar e relataram maior saciedade após as refeições mais longas. Esses achados sugerem que estender a duração das refeições familiares pode melhorar a qualidade da alimentação e os comportamentos alimentares das crianças.
Além do maior consumo de frutas e vegetais e menor ingestão de fast food e bebidas açucaradas, achados de 2024 demonstram que comer em família está associado a menores taxas de sobrepeso e obesidade, transtornos alimentares e depressão, além de fortalecer os laços familiares e promover habilidades de comunicação.
Algumas famílias, entretanto, têm dificuldade em conciliar sua rotina com a do seu filho. Sabemos como a rotina é importante para o desenvolvimento infantil e deve ser observada, porém é acertado flexibilizar o horário da refeição eventualmente, de forma que o comer em família aconteça, pois os benefícios que esse momento traz são, como demonstrado, numerosos, tanto para as crianças quanto para os adultos!
por Bianca Grandi
Nutricionista especialista em Nutrição Materno infantil
Mestre em Pediatria e Saúde da Criança
51 999090816
Instagram: @nutribiancagrandi

