Parentalidade consciente, você sabe o que é?


Já observou que quando nos tornamos pais, temos como oportunidade vivenciar novamente um relacionamento de pais e filhos mas num papel diferente? Essa nova experiência pode ser desafiadora e complexa, porém ajuda a criar novas possibilidades para o crescimento e desenvolvimento tanto de nossos filhos quanto de nós mesmos.
Enquanto pais, temos nossa própria visão de mundo, normalmente crenças e padrões de relacionamentos que foram moldados pelas experiências de vida, e o sentido que damos para as experiências desde nossa infância podem ter um grande efeito em como criaremos nossos filhos. Refletir sobre a própria vida e sobre as experiências negativas ou positivas que vivenciamos, aprofunda a capacidade de se autoconhecer, podendo nos dar condições de enxergar o sentido de nossas vidas, para que possamos ter com nossos filhos relacionamentos mais empáticos, de respeito e carinho, sem deixar que as “sombras do passado” se repitam nesta nova criação. Isso é a parentalidade consciente!
O que podem ser as sombras do passado?
Todos temos uma bagagem de vida e com ela situações que podem ter sido não tão boas e afetam nosso presente e a maneira como vemos e agimos com nossas crianças. Mesmo não estando cientes de sua origem, algumas questões podem ter sido tão marcantes que impactam nossa realidade atual e afetam diretamente a parentalidade, causando frustrações e conflitos desnecessários.Comportamentos impulsivos e reações emocionais intensas tendem a prejudicar nossa habilidade de pensar com clareza e interagir de maneira adequada com os filhos, o que pode estar longe do tipo de pais que gostaríamos realmente de ser.
É fundamental que em casos de grande sofrimento é importante avaliar a necessidade de ajuda psicológica.
Como a educação parental pode ajudar
A educação parental ajuda a estabelecer um relacionamento mais efetivo (e também afetivo) e agradável com nossos filhos, contribuindo na estruturação de pensamentos, na ampliação da visão de mundo e no autoconhecimento, questões estas que impactam na maneira de se comunicar com os filhos e essa comunicação tem impacto no desenvolvimento deles.
Através da educação parental há uma maior compressão de nosso papel enquanto pais, em que temos a oportunidade de mudar e crescer, desenvolvendo a habilidade de escolher um caminho de harmonia, conexão e proximidade com nossas crianças. E é importante entender que não precisamos estar inteiramente disponíveis para os filhos o tempo todo, mas eles precisam que estejamos inteiros em alguns momentos específicos, como ao ler um livro juntos, jogar, ou alguma outra atividade compartilhada, pois é através dessas conexões emocionais entre pais e filhos que eles desenvolvem a autoestima e a capacidade de se relacionar, por exemplo.
Relacionamentos acolhedores e cuidadosos adquirem um novo significado ao construírem as lembranças da infância, e exercer a parentalidade com a mente aberta para estar sempre aprendendo pode nos levar a um mundo de descobertas que nos aproxime mais de uma conexão real com nossas crianças!
Conteúdo escrito por
Por Natália Witezorek
Educadora Parental
51 98507-1505
Instagram: natiwitezorek

