Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

O uso de antibióticos pode enfraquecer os dentes?


Por Redação / Agora Publicado 04/04/2024
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2024-04-03 at 7.46.10 PM

Frequentemente escutamos relatos como “Tenho os dentes fracos porque tomei antibióticos na infância!” ou “Meu filho está com cárie porque tomou muito antibiótico!”. Mas será que essas afirmações são verdadeiras? A resposta é: não!

Antibióticos não são responsáveis por enfraquecer os dentes e causar lesões de cárie. A cárie é uma doença comportamental, relacionada aos nossos hábitos de alimentação e de higiene bucal.

O que está principalmente relacionado a doença cárie é o açúcar. As bactérias presentes em nossa boca, quando entram em contato com o açúcar, produzem ácidos que causam perda de mineral nos nossos dentes. Se esse for um processo frequente e desequilibrado, podemos desenvolver a doença.

De fato, o açúcar pode muitas vezes estar adicionado às medicações de uso pediátrico, justamente para que sejam palatáveis e melhor aceitas pelas crianças. No entanto, essas medicações são utilizadas em pequenas quantidades, com intervalos de, pelo menos, oito horas entre cada dose, e normalmente utilizadas durante um curto período de tempo. Sendo assim, a nossa própria saliva, associada a adequados hábitos de higiene bucal, cumprem o seu papel na prevenção ao desenvolvimento da doença cárie.

Portanto, para que você possa proporcionar uma saúde bucal plena aos seus filhos, o essencial é manter uma alimentação saudável, controlar o contato com o açúcar (especialmente a sacarose, presente em bolachas, iogurtes, gelatinas, refrigerantes, balas, entre outros), estabelecer uma rotina de higiene bucal com pasta fluoretada de duas a três vezes ao dia, e fazer retornos periódicos ao dentista.

Toda a criança merece um Odontopediatra para chamar de seu!

por Ana Elisa Draghetti
Cirurgiã-dentista Especialista em Odontopediatria
(51) 99952-7812 (clique aqui) Instagram: @anaelisa.odontopediatria