Novembro Roxo é um mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade


É prematuro o bebê que nasce antes de completar 37 semanas de gestação.
São diversos os fatores associados ao nascimento de bebês prematuros. Alguns exemplos são as intercorrências durante a gestação, como infecção urinária, pressão alta, o excesso ou falta de líquido amniótico, ruptura de membranas, contrações prematuras e descolamento da placenta.
A amamentação desses bebês pode ser um processo mais desafiador devido à imaturidade de seus sistemas de sucção e deglutição, mas é altamente benéfica para sua saúde e desenvolvimento.
Alguns pontos relevantes sobre prematuridade e amamentação incluem:
- 1- Benefícios da amamentação: É uma fonte de nutrição vital. O leite fornece nutrientes essenciais e anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do bebê e a protegê-lo contra infecções.
- 2- Desenvolvimento cerebral: Ácidos graxos que estão presentes no leite materno são essenciais e podem contribuir para um melhor desenvolvimento cognitivo nos prematuros.
- 3- Facilita a digestão: O leite materno é mais fácil de digerir do que fórmulas infantis, o que é importante para bebês prematuros, que muitas vezes têm sistemas digestivos imaturos.
- 4- Interação mãe-bebê: A amamentação promove a estreitamento do laço entre a mãe e o bebê, o que é importante para o bem-estar emocional de ambos. Bebês prematuros muitas vezes precisam de cuidados adicionais, e o ato de amamentar pode ser reconfortante para eles.
- 5- Fortalecimento da musculatura facial: Ao mamar, os músculos da face realizam exercícios que irão tonificá-los diminuindo a hipotonia comum em bebês prematuros.
É importante destacar que, em alguns casos, bebês prematuros podem não ser capazes de mamar imediatamente no seio e o leite materno pode precisar ser administrado por meio de sondas ou outros utensílios. Mesmo assim é muito importante que a mãe receba orientação para proteger a produção do leite dela por meio da extração manual ou com ordenhadeiras elétricas.
A prematuridade é um problema urgente de saúde pública. Todos os anos, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros, o que representa mais de 1 em cada 10 de todos os nascimentos em todo o mundo, e mais de 20 milhões de bebês tem baixo peso ao nascer. Esse número está aumentando e a prematuridade é hoje a principal causa de morte de crianças menores de 5 anos.
Um outro ponto importante é apontado por novos estudos, eles mostram que o contato pele a pele pode e deve ser imediato, evitando uma separação desnecessária entre mãe e o bebê. Se a mãe não puder fazer o contato pele a pele logo após o nascimento, seu parceiro ou outro membro da família deve ser convidados a fazê-lo.
Esses estudos mostram que os bebês que foram oportunizadod com esse contato tiveram:
•menores taxas de mortalidade
•taxas baixas de hipotermia na alta
•menos casos de sepse em comparação com bebês que fizeram o pele a pele 4
horas após o nascimento.
Está aí uma intervenção poderosa que precisa começar a se tornar rotina para todos os prematuros, bebês de baixo peso ao nascer ou os que necessitam de cuidados imediatos.
Os benefícios do leite materno para bebês prematuros são muito significativos e nós profissionais de saúde devemos apoiar a amamentação sempre que possível.
por Joanna Moraes
Consultora de Amamentação e Fonoaudióloga
51 999944088 (clique aqui)
Instagram: @jomoraesfono
Facebook: Consultora Amamentação Joanna / Joanna Moraes

