Meu primeiro salgadinho, meu primeiro biscoitinho… São produtos adequados para bebês?


Faz algum tempo que marcas famosas no mercado de alimentação infantil vêm lançando opções de biscoitos, pipoquinhas e lanchinhos direcionados aos bebês. Os fabricantes alegam que os produtos são adequados nutricionalmente e alguns prometem até auxiliar na fase da dentição.
Quando olhamos para a composição nutricional desses biscoitos observamos que são todos à base de uma ou mais farinhas, com adição de vitaminas e minerais sintéticos. Essa lista de ingredientes por si só não proíbe o consumo por bebês, por isso, é comum que mães e pais acreditem que seja adequado para seus filhos.
Apesar disso, esses produtos são totalmente contraindicados para esse público pelos motivos abaixo:
- São elaborados a partir de farinhas pobres nutricionalmente, ou seja, fornecem calorias em excesso para o bebê e não são nutritivas;
- Tem adição de vitaminas e minerais sintéticos. A criança precisa ingerir esses nutrientes proveniente dos alimentos. Além disso, a absorção das vitaminas e minerais naturais é muito mais efetiva do que os adicionadas de forma sintética;
- Dissolvem na boca e o bebê não precisa mastigar, exatamente o contrário do que é indicado. Na introdução alimentar, mesmo que o alimento seja ofertado amassado, é necessário que tenha textura para que o bebê desenvolva a mastigação;
- Tem sempre a mesma cor, sabor e textura e formato. Da mesma forma que o item anterior, é o inverso do que é preconizado atualmente. Quando uma criança come um morango, por exemplo, pode estar super doce e na semana seguinte estar azedo. Os alimentos in natura não têm sempre a mesma cor, sabor, textura e formato e isso é importante para o aprendizado alimentar! Alimentos como os promovidos acima, podem causar recusa alimentar.
Existem muitos alimentos para um bebê conhecer, ele não precisa de um ultraprocessado. Estes produtos representam inserção precoce de alimentos industrializados na alimentação infantil.
Muitas vezes, na hora de sair com o bebê, os pais se dão conta que não tem nada que possam levar como lanche. Nesses casos, recomendo sempre a velha e boa banana. É prática, fácil e gostosa. E, mesmo que a banana seja consumida com frequência, nunca será a mesma! Já os biscoitinhos, serão sempre iguais e pouco nutritivos.
Se você precisa de ajuda com a alimentação do seu filho, consulte uma nutricionista especialista.
por Bianca Grandi
Nutricionista especialista em Nutrição Materno infantil
Mestranda em Pediatria e Saúde da Criança
51 999090816
Instagram: @nutribiancagrandi

