“Meu filho está rangendo os dentes enquanto dorme, e agora?”


O Bruxismo do sono é uma atividade muscular da mastigação e está presente em 3% a 40% das crianças de todo o mundo, ou seja, uma preocupação frequente dos pais no consultório do Odontopediatra.
A regulação do bruxismo do sono é feita pelo Sistema Nervoso Central. Desse modo, não se trata de uma doença, mas sim de um comportamento. Ainda, o bruxismo pode ser um sinal de alerta para a existência de hábitos ruins e / ou problemas de saúde.
O consumo de açúcar e o tempo excessivo de telas estão (infelizmente) cada vez mais frequentes na vida e na rotina das crianças, e estudos científicos mostram que há uma relação direta entre esses hábitos e as desordens comportamentais e do sono, entre elas o bruxismo.
Desse modo, a prática de higiene do sono, limite do tempo de uso de telas e bons hábitos alimentares impactam diretamente no ranger e apertar dos dentes.
Ainda, outros fatores podem estar relacionados, como fatores psicológicos, genética, problemas respiratórios, entre outros.
O bruxismo não tem tratamento, mas investigar e agir na sua causa é de extrema importância. Em alguns casos, o uso da placa pode ser recomendado para controlar os danos à saúde bucal e articular das crianças.
Toda a criança merece um Odontopediatra para chamar de seu!
por Ana Elisa Draghetti
Cirurgiã-dentista e Especialista em Odontopediatria
(51) 99952-7812 (clique aqui) Instagram: @anaelisa.odontopediatria

