Introdução Alimentar (IA): uma das etapas mais importantes da vida de uma criança


Sem dúvidas o momento em que o bebê começa a ingerir alimentos sólidos é uma das fases mais importantes da sua vida, afinal, tudo o que for aprendido e investido nesse momento, terá reflexos na vida dessa criança ao longo dos anos. Ela é o início de tudo!
É no período de IA que acontece a formação do paladar, em que o bebê cria suas preferências alimentares. Oportunidade ideal para oferecer alimentos saudáveis, ricos em fibras e nutrientes, que serão importantes para o seu crescimento.
É nesse momento que a criança estabelece a relação com a alimentação, podendo ser positiva ou negativa. O seu bebê irá criar memórias deste momento, felizes ou traumáticas, prevenindo ou contribuindo para o surgimento de seletividades ou dificuldades alimentares.
Com o cérebro se desenvolvendo a todo vapor, a alimentação se torna uma fonte de estímulos cognitivos e sensoriais (tato, olfato, visão, paladar e audição) que também auxiliam para o pleno desenvolvimento neurológico do bebê.
A IA feita com a evolução adequada da consistência dos alimentos previne problemas de fala, dificuldades de deglutição, mastigação e dificuldades sensoriais.
Além disso, uma introdução alimentar adequada previne cáries, obesidade infantil e diabetes.
Por isso, estudar, buscar informação, buscar auxílio, investir tempo e dedicação nessa etapa, vai valer a pena!
por Ana Paula Jasper
Nutricionista Pediátrica
Esp. em Neurociência e Desenvolvimento Infantil
51 995823560 (clique aqui)
Instagram: @amamaenutri
Facebook: A Mamãe Nutri
Youtube: A Mamãe Nutri
Blog: https://amamaenutri.com.br/

