Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

INFECÇÕES VAGINAIS E INFECÇÃO URINÁRIA: Por que são tão frequentes na gravidez? Entenda!


Por Redação / Agora Publicado 22/08/2023
Ouvir: 00:00

Durante a gestação existe um aumento da frequência de infecções vaginais como candidíase e vaginoses, além do aumento de infecções urinárias.

Esse aumento da frequência é devido as mudanças hormonais que ocorrem no corpo em razão da gestação. Os hormônios da gestação fazem com que o PH da vagina se altere, tornando o ambiente mais úmido, ou seja, favorável para o desenvolvimento de bactérias e fungos. Assim como, os hormônios da gestação realizam uma mudança do trofismo da mucosa do ureter (canal da bexiga), tornando-o mais permeável, facilitando assim a entrada de germes pela uretra e contribuindo para infecções urinárias (cistites).

Por tal motivo, durante o pré-natal são realizados exames constantes para verificar se há infecções urinárias e vaginites.

Vale ressaltar que o tratamento de tais afecções como infecção urinária é importante para não acometer a gestação, visto que podem causar trabalho de parto prematuro, infecções amnióticas – infecções do feto.

Portanto, os tratamentos de infecção urinária e corrimentos, devem ser sempre encarados com seriedade e realizados conforme indicação médica, visto que existem medicamentos que são completamente seguros para uso durante a gestação, não comprometendo a saúde do feto.

Sendo assim, caso você tenha algum sintoma de ardência vaginal, prurido vaginal, corrimento com cor esverdeada ou amarelada, grumosa, sangramento pós relação, odor fétido vaginal, avise seu médico.

Alterações como, disúria e polaciúria, que são o aumento da frequência urinária, mas numa quantidade pequena de urina, aliada a ardência ao urinar, são os sintomas iniciais da infecção urinária. Dor em baixo ventre, dor lombar e febre são considerados sintomas de infecção mais avançada, necessitando às vezes tratamento intra-hospitalar com medicamentos na veia, endovenoso.

Mantenha seu pré-natal em dia, compareça nas consultas e realize seus exames para que seja o mais saudável e seguro pro seu bebê.

Conteúdo escrito pela

Dra Bárbara Lambert

Ginecologista e obstetra

Clinica Ricto 51 996207175