Higiene bucal das crianças: dicas para motivar o momento da escovação em casa


O momento de escovar os dentes pode ser um dos maiores desafios na rotina de quem tem crianças em casa. E assim como em outras situações de cuidados com a saúde, a escovação não pode ser ‘negociada’, precisa fazer parte da rotina.
Ainda assim, existem maneiras de tornarmos esse momento mais divertido e motivar os pequenos para fazerem a sua higiene bucal:
- Seja inspiração: desde bebê, faça a sua higiene bucal na frente do seu filho e, assim que nascer o seu primeiro dente, passem a ter esse momento juntos. Faça a escovação diariamente no seu bebê, mostrando que esse hábito faz parte da sua rotina, e que sempre deverá ser feito.
- Ludicidade: levem brinquedos ao banheiro, e usem no momento da escovação. Escovar os dentes das bonecas e dos dinossauros torna esse momento mais divertido.
- Tecnologia: se vocês tiverem uma “Alexa” em casa, por exemplo, podem colocar despertadores para a hora de escovar os dentes. Também, tocar músicas específicas para esse horário.
- Mural: façam juntos um mural e adicionem estrelinhas de acordo com a colaboração da criança naquele dia. Crianças gostam de encontrar motivação de formas diferentes. Valorize seus esforços diários!
- Desafie: coloque uma ampulheta no banheiro para controlar o tempo da escovação, crianças gostam de cumprir com desafios.
- Diálogo: converse muito com a sua criança. Mostre imagens na internet de como ficam os dentes com lesões de cárie, e explique que isso acontece por falta de escovação e alimentação ruim. Por outro lado, mostre como podem ficar ainda mais lindos os dentes caso tenhamos esse cuidado.
- Recursos diferentes: compre um enxaguante bucal infantil (para crianças que já saibam cuspir) e / ou uma escova elétrica. Utensílios diferentes podem ser uma novidade e despertar maior interesse.
- Autonomia: permita a participação na escolha da pasta, escova e fio dental com os personagens ou cores que a criança gosta. Sentir autonomia também é importante para eles.
- Visitas periódicas ao Odontopediatra: além da profilaxia, exame clínico e o acompanhamento que são indispensáveis para a prevenção de doenças, o dentista também irá conversar e motivar essa criança, muitas vezes mudando o cenário de ‘brigas’ para escovar os dentes.
Por fim, não existem dicas milagrosas para tornar a hora da higiene bucal mais fácil ou divertida. É preciso muita paciência com uma boa pitada de criatividade.
Busque sempre compreender os sentimentos do seu filho. Nós temos maturidade e consciência da importância desses hábitos, eles ainda estão aprendendo e adquirindo isso. Explique a ele que existem coisas que são de QUERER, outras que são de PRECISAR. A higiene bucal faz parte da lista de coisas de precisar, não se trata de uma opção. Portanto, com a persistência do hábito, aos poucos se tornará uma rotina.
Te garanto: todas essas fases, sejam as melhores ou as mais difíceis, passam, e depois ficará somente a saudade de todos esses momentos!
por Ana Elisa Draghetti
Cirurgiã-dentista, Pós-graduanda em Odontopediatria
(51) 99952-7812 (clique aqui) Instagram: @anaelisa.odontopediatria