Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Fórmula láctea ou leite de vaca? Que leite devo oferecer para meu filho após 1 ano de vida?


Por Redação / Agora Publicado 14/11/2023
Ouvir: 00:00

Em primeiro lugar é importante dizer que esse texto se refere a crianças não amamentadas. A amamentação é recomendada até os dois anos ou mais e o leite materno é o melhor alimento que a o bebê pode receber.
Na ausência do leite humano, a fórmula infantil é o substituto indicado, pois a indústria ajusta o leite de vaca para que fique o mais parecido possível com o leite materno. Por esse motivo, se o bebê não for amamentado, do nascimento até o primeiro ano de vida é necessário que ele receba fórmula infantil.

Aos seis meses de idade, inicia-se a introdução de alimentos, entretanto, o leite seguirá sendo a principal fonte energética da criança até os doze meses.
Após o primeiro ano de vida, a comida passa a ser a principal fonte de energia e nutrientes do indivíduo. A partir daí, crianças que receberam fórmula em substituição ao leite materno devem receber leite de vaca. A ingestão de fórmula após o primeiro ano de vida não apresenta nenhum benefício quando comparado ao leite e as fórmulas de seguimento e compostos lácteos estão associados com ganho excessivo de peso e seletividade alimentar.

Uma preocupação bastante comum dos pais é a questão dos nutrientes, já que as fórmulas têm muitas vitaminas sintéticas adicionadas em sua composição. Importante ressaltar que a absorção de vitaminas suplementadas nunca é igual a absorção das vitaminas presentes nos alimentos e que, como já dito anteriormente no texto, a comida deve ser a principal fonte de energia da criança. Sendo assim, uma alimentação balanceada, vai proporcionar todos os nutrientes necessários.

Caso você considere que seu filho não coma bem, não tente corrigir dando fórmula, ter suporte de uma especialista para ajustar a alimentação é muito importante.
Se você tem dúvidas em relação a qual leite oferecer ao seu filho ou sobre como ajustar sua alimentação, não deixe de buscar uma nutricionista materno infantil.
Toda criança merece um acompanhamento nutricional!

por Bianca Grandi
Nutricionista especialista em Nutrição Materno infantil
Mestranda em Pediatria e Saúde da Criança
51 999090816 (clique aqui)
Instagram: @nutribiancagrandi