Fonoaudiologia e Autismo: a importância da fonoterapia para o tratamento


O Transtorno do Espectro Austista – TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que manifesta os seus primeiros sinais e sintomas durante a primeira infância, com causas multifatoriais que envolvem fatores genéticos, de riscos gestacionais e ambientais afetando aspectos funcionais do indivíduo (VOLKMAR; WIESNER, 2018). O TEA é caracterizado por déficits clinicamente significativos e persistentes, definidos como uma tríade: desenvolvimento atípico na interação social recíproca; comunicação atípica; e, comportamentos repetitivos e estereotipados ( APA, 2014; LANDA, 2007).
No início deste mês tivemos no dia 02 de abril o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas em relação ao desenvolvimento, reduzindo dificuldades.
Segundo o Centers for Disease Control and Prevention – CDC (2023), estima-se que uma a cada 36 crianças seja diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista. O número representa um aumento de 22%em relação à pesquisa publicada em 2021, cuja proporção era de uma a cada 44 crianças (CDC, 2021). Em uma transposição dessa prevalência para o Brasil, teríamos aproximadamente cerca de 4,84 milhões de pessoas diagnosticadas com TEA. Porém, ainda não temos números oficiais de prevalência de autismo no Brasil (BARRETO et al., 2022).
Como dito acima, um dos principais déficits no TEA são as dificuldades na comunicação geral, da expressão corporal e facial a fala. Desta forma, a fonoaudiologia que é a profissão da área da saúde que tem como principal premissa auxiliar o desenvolvimento e reabilitação da comunicação humana, podendo auxiliar os indivíduos com TEA a desenvolverem e reduzirem as suas dificuldades na comunição, possibilitando a autonomia e o desenvolvimento de habilidades sociais. Inclusive, a pessoa no espectro passa a compreender e utilizar a comunicação verbal e não verbal.
Além disso, a fonoterapia também tem como objetivo adequar a socialização, pois ao ter habilidade para se comunicar, cria-se uma rede de relacionamentos entre amigos, que podem se divertir através das relações de amizade, interações, conversas e jogos. Por ser um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta as pessoas de diferentes formas na área da socialização, comunicação e comportamento, o fonoaudiólogo deve preferencialmente atuar em conjunto com outros profissionais: neurologistas, neuropediatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc..
Conteúdo escrito por
Por Vitoria Santana
Fonoaudióloga – Especializada em Análise do Comportamento Aplicada – ABA e Neurociência e Aprendizagem. Mestranda em Ciências Médicas
51 995140260
Instagram: fonovis
Referencias:
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA – APA. Transtornos do neurodesenvolvimento: transtorno do espectro autista. In: ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA – APA. DSM 5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014. Seção II, p. 50-59.
BARRETO, Thaís Barbosa et al. Conhecimentos dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família acerca do Transtorno do Espectro Autista. Tópicos em Ciências da Saúde – Volume 27, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 63-73, 2022. Editora Poisson. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-155-9.cap.08.
MAENNER, Matthew J. et al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. Mmwr. Surveillance Summaries, [S.L.], v. 72, n. 2, p. 1-14, 24 mar. 2023. Centers for Disease Control MMWR Office. http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.ss7202a1. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/72/ss/ss7202a1.htm?s_cid=ss7202a1_w#suggestedcitation. Acesso em: 25 mar. 2023.
VOLKMAR, Fred R.; WIESNER, Lisa A.. Autismo: guia essencial para compreensão e tratamento. S.L: Artmed, 2018.