Fim de férias escolares: como voltar à rotina de forma leve e divertida?


As férias de inverno são mais curtinhas, mas não quer dizer que menos intensas quando se trata de mais atividades, dormir tarde, comer fora de hora e dormir mais pela manhã, e o retorno à escola pode ser um momento desafiador para as crianças tendo mais compromissos e horários para cumprir. Com o período letivo recomeçando, as crianças podem estar ansiosas e, muitas vezes, os pais também, afinal, há preocupações que vão desde a lancheira até o uniforme, além de ter que retomar um ritmo mais acelerado na rotina, aliados a calma e paciência para que tudo volte ao seu normal.
Para auxiliá-los neste momento, algumas pequenas modificações na rotina podem transformar esse momento em algo leve e divertido! Acompanhe as dicas para que essa rotina se restabeleça de forma leve e sem brigas:
1- Estabeleça um horário para acordar, um momento de lazer e brincadeiras, a hora do dever e também a hora de dormir. Uma rotina normalmente traz mais tranquilidade para as crianças, principalmente para as mais pequenas. Nos primeiros dias pode haver alguma resistência, mas com paciência aos pouquinhos a rotina vai se restabelecendo.
2- As conversas entre pais e filhos são fundamentais para estabelecer um bom vínculo e criar uma relação de confiança entre vocês. E é importante lembrar que as crianças também têm aflições, sentimentos e emoções que devem ser sempre levadas em consideração. Escute seu filho (a).
3- Se perceber que a criança não está muito contente em voltar para a escola, ajude-a a entender esse sentimento. Vocês podem juntos fazer uma lista de todas as coisas positivas que a volta às aulas pode trazer como rever os colegas e professores, brincar, fazer novas descobertas e aprender muita coisa legal. Esse tipo de atividade estimula a criança a encontrar o lado bom das coisas.
4- Convide a criança para ajudar a organizar o material escolar. E se vocês já fizeram dias antes das aulas recomeçarem, ainda assim é possível criar atividades para customizar os livros e cadernos, por exemplo, decorando com cola colorida, glitter, desenhos e colagens. A ideia é estar com um adulto realizando atividades criativas que remetem a escola.
5- Peça ajuda da criança para separar o uniforme ou a roupa que vai usar para ir à escola ainda no dia anterior. Também é válido escolherem algum acessório especial para usar, como um laço diferente no cabelo, um outro tênis, uma tatuagem de colar ou mesmo um penteado diferente. Convidá-lo para ajudar a fazer um bolo ou cookies para levar de lanche nos próximos dias também pode colaborar para que o pequeno faça essa conexão casa-escola com mais tranquilidade.
6 – A noite, próximo da hora de dormir, diminua as luzes e os ruídos da casa. Quanto mais calmo o ambiente estiver, melhor para a criança, que entenderá que aquele é o momento de descansar. Evite ceder às telas antes de dormir já que esse estímulo pode deixar as crianças agitadas e atrapalhar a chegada do sono.
7- Se a aula for pela manhã, os pais também já podem deixar a mesa do café da manhã pronta. Isso contribui para evitar atrasos e deixa a manhã muito mais tranquila. Se a aula for pela tarde, ainda assim é importante ter um horário para acordar e manter a rotina de café da manhã, tarefas, leitura ou brincadeira em dia. Dormir uma manhã toda impede que a criança aproveite o dia além de dificultar o sono à noite.
Esses pequenos passos são muito importantes quando se trata de cuidados com nossas crianças, afinal, o bem estar deles também é o nosso. Quantas situações já experienciamos que nos causaram algum tipo de ansiedade ou receio, não é? Uma consulta, um exame, uma situação nova. Com as crianças não seria diferente e, por isso, nosso auxílio é fundamental para que eles se sintam seguros para voltar às aulas e poderem desfrutar ao máximo essa etapa tão importante para o seu desenvolvimento!
Por Natália Witezorek
Educadora Parental
51 98507-1505
Instagram: natiwitezorek

