Férias escolares: caos ou diversão?


Conheça algumas estratégias para driblar os contratempos e curtir com as crianças o máximo possível!
O período de férias é muito aguardado pelas crianças e, claro, por muitos pais, já que é o momento em que a família pode viajar ou ter mais tempo para conviver juntos em casa porém, em alguns lares, as férias escolares podem tornar a rotina um verdadeiro caos.
Passaram as festas de final de ano e janeiro chegou cheio de expectativas: mais tempo para dormir, para assistir desenhos, ir ao cinema ou fazer passeios ao ar livre sem pressa, tempo para viajar! Mas e quando nada disso é possível, o que fazer?! Muitas famílias precisam manter a rotina de trabalho, e ainda pensar em como cuidar das crianças nesse período. Acordar cedo, trabalhar o dia todo, retornar cansado e ainda dar atenção aos filhos pode ser um desafio, mas o mais importante para toda criança não está necessariamente em fazer viagens ou programas caros, mas sim em ter mais tempo com sua família! Separei algumas estratégias simples de otimização de tempo e companheirismo:
Incluir as crianças nos afazeres domésticos, junto com você, pode ser divertido! Convide seu filho (a) para lhe ajudar com a louça ou com a limpeza da casa enquanto colocam uma música que ele (a) goste, assim a tarefa se torna mais leve e vocês ainda se conectam mais! Se precisam dar água para as plantas podem finalizar essa tarefa com um divertido banho de mangueira!
Mesmo com o tempo corrido, dá pra se reunir à noitinha e fazer um bolo delicioso juntos para comer assistindo um filme bacana, que tal?
Ainda que você se sinta sobrecarregado da sua rotina, as crianças provavelmente exigirão de nós mais atenção do que o normal, pois estão sem aula, sem atividades extras. Tente compreender que essa exigência não é por mal, nem para nos incomodar, mas sim uma forma de comunicar: ‘olha, to vendo que você está cansado mas estou aqui e amo você, por isso quero sua atenção’. Uns minutos na varanda conversando, ou um jogo em família à noite podem ser renovadores para pais e filhos, dar risadas nunca é demais e alivia o stress!
Já acamparam em casa? Seja no pátio ou na sala do apartamento, um acampamento sempre é divertido e pode ser feito depois da rotina de trabalho, eu já fiz algumas vezes e foi sucesso! As crianças adoram separar e organizar travesseiros, livros, jogos, lanternas. Tudo pode ser improvisado e se torna uma experiência bem divertida. Combinem que no outro dia todo mundo ajuda a organizar a bagunça para assim poder fazer outras vezes!
Para aqueles que puderam desfrutar das férias numa viagem em família, sabemos que nem tudo é mar de rosas também. Crianças cansam viajando, adultos cansam na viagem; crianças saem da rotina de sono, de alimentação e podem se tornar mais agitadas ou irritadas. Mas esse cenário um tanto caótico também pode ser amenizado com jogos para viagem, como aqueles em que um fala uma palavra e os outros vão repetindo e adicionando mais uma palavra na sequência, é um ótimo estímulo cognitivo e ainda muito divertido. Música, histórias, lanchinhos. O jeito é se reinventar na estrada enquanto se escuta várias vezes ‘já estamos chegando’…!
Aproveitem as férias escolares de maneira leve, descontraída e unida, seja em viagem ou em casa, entregue-se para pequenos momentos juntos, lembrando que nossa família é nosso bem maior e até os maiores perrengues familiares farão falta quando nossos pequenos estiverem crescidos!
Contéudo escrito pela profissional:
Natália Witezorek
Educadora Parental
@natiwitezorek

