Férias! Dicas para aproveitar estes dias com as crianças


Todos os anos os pais vivem as esperadas férias escolares! Às vezes mais esperadas pelas crianças do que pelos pais que continuam trabalhando. Então, vamos descobrir como viver esse período de um jeito proveitoso para todos?
Depois de sobrevivermos ao ano e mais uma fase da escola ser cumprida, chegaram as férias! Pelo menos para as crianças! Hehe! Por incrível que pareça, esse é um período muito importante para o desenvolvimento dos pequenos, afinal é quando consolidam tudo o que foi desenvolvido ao longo do ano. Mas isso não precisa ser sinônimo de mais trabalho para os pais, não é mesmo? Pode, sim, ser um período leve e gostoso para todos.
Bem, mas além das crianças não virem com manuais, também não fazemos cursos para sermos pais. Desenvolvemos o jeito de ser pais enquanto vivemos com nossos filhos. Por isso, para finalizar o ano deixo para vocês algumas dicas abaixo:
- Primeiro de tudo: as férias, mesmo que sejam só do(a) seu (sua) filho(a), é um período da sua vida também! Isto quer dizer que existe para você relaxar e curtir. É importante que seja um momento em que você também aproveite.
- Liberte-se da culpa! Cuidar do desenvolvimento de uma pessoa é uma responsabilidade grande e muitas vezes traz culpas que machucam e atrapalham tudo. A ideia de ser mãe e pai “perfeitos” não é real, principalmente se seu ideal for ter crianças contidas, já que é nas férias que as crianças colocam em prática o que desenvolveram ao longo do ano, elas precisam de liberdade para ser e você também!
- Falando em liberdade, libere sua criatividade! Nas férias a rotina se torna mais flexível e os dias podem ser diferentes daqueles horários para cumprir com as aulas e cursos da criança. Isso dá espaço para que você também possa remexer seu cérebro e deixar ele(a) brincar com as múltiplas possibilidades de fazer um dia acontecer.
- Quantidade x qualidade: se você continua trabalhando durante as férias do(a) seu(sua) filho(a), essa é uma das coisas para não esquecer: foque no tempo de qualidade! Isto mesmo, o que vai ficar marcado serão os momentos de inteireza, verdade, interação e presença.
- Caso você passe o dia fora ou trabalhando em casa, a ligação entre vocês pode continuar mesmo sem brincar juntos. Se você se liberar, possivelmente conseguirá estar por perto nos minutos de intervalo e, até mesmo, em ideias que podem ter programado antes de sair e em conversas e trocas quando voltar.
- Dividir momentos com outros pais de confiança para as crianças terem outras interações e, assim, você também pode ter momentos seus. Rede de apoio é fundamental! Sociedades mais felizes são aquelas que compartilham cuidados. Férias são momentos de resgatar e fortalecer relações próximas.
- Se seu(sua) filho(a) tem dificuldades de aprendizagem, use as aprendizagens básicas da escola no dia a dia para fortalecer e não perder o ritmo: contagem, letras, raciocínio lógico, atividades motoras que envolvam equilíbrio, controle dos membros, lateralidade (direita e esquerda), psicomotricidade fina…
- Sinta o momento da sua família, existem necessidades de vocês que ninguém mais sabe e entende. Saber escutar o momento de cada um e o cenário que a família está vivendo é o melhor jeito de encontrar ideias e saídas de como viver esse período juntos. As ideias saem de dentro da família e não de verdades ou receitas de outras pessoas.
- Seus filhos sentem mais do que entendem as palavras. Quando crianças nos guiamos por sensações, então, mais importante do que passar fórmulas do que é certo para o seu filho, viva o que você acredita com ele.
- Lembre-se sempre do porquê você está ali com sua criança. As cobranças e a rotina podem fazer você se distrair do quanto aquele momento e aquela relação é importante para você.
Feliz 2024 a todos! Que este novo ano venha repleto de bençãos na vida de todos nós!
Vitoria Santana
Fonoaudióloga
Especializada em Análise do Comportamento Aplicada – ABA e Neurociência e Aprendizagem.
Mestra em Ciências Médicas
51 995140260
Instagram: fonovitoriasantana

