Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Entenda a importância de conhecermos o desenvolvimento neuropsicomotor infantil


Por Redação / Agora Publicado 03/01/2023
Ouvir: 00:00

Olá, queridas leitoras!

​Peço licença para me apresentar, sou Adriana Nunes, mãe de duas lindas meninas, Sarah (18 anos) e Cléo (4 anos). Fui mãe em dois períodos bem diferentes, uma gestação aos 22 anos, em plena graduação, bem inexperiente e outra aos 36 anos, pós graduada, vivenciei outro momento, com mais maturidade, mas ainda com muitas dúvidas. O que não mudou em nenhuma gestação foi o amor e o desejo de fazer o melhor por elas e para elas.

Sou Fisioterapeuta especializada em Estimulação Precoce, minha experiência com o desenvolvimento infantil, perpassa por vivências maternas, profissionais, estudos, formações e claro, muito conhecimento e evidência científica.

Inicio o ano de 2023 muito feliz, integrando o “Time Maternando” e mensalmente quero compartilhar com vocês daquilo que amo, minhas experiências e conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil. Então, chega de papo e vamos à matéria:

Hoje vamos falar um pouco sobre a importância de conhecermos o desenvolvimento motor infantil:

O desenvolvimento do feto se inicia na fecundação e ao longo da gestação ocorrem diversas transformações.
Quando o bebê nasce, ele não nasce pronto, o seu SNC (sistema nervoso central) ainda não está completamente desenvolvido. Ele percebe o mundo pelos reflexos, pelos sentidos e age sobre eles, criando uma interação com o meio, que vai se modificando no decorrer do seu desenvolvimento.

O comportamento motor envolve tanto a maturação do SNC (sistema nervoso central), quanto à interação com o ambiente em que vive e os estímulos ofertados durante o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Rápidas mudanças no desenvolvimento ocorrem durante os primeiros meses após o nascimento e influenciam drasticamente por toda a vida, por isso, os cuidados básicos, a alimentação, o vínculo afetivo, o ambiente e os estímulos adequados se faz tão necessário neste período.

Cada criança apresenta seu padrão característico de desenvolvimento, seja pelo seu desenvolvimento e amadurecimento neural ou pela influência e estímulos do meio em que vive. Porém, durante os primeiros anos de vida os progressos em relação ao desenvolvimento, costumam obedecer uma sequência ordenada, chamamos isso de MARCOS DE DESENVOLVIMENTO.
Mesmo que exista considerável variabilidade individual de acordo com cada criança, não podemos aceitar como “normal” um distanciamento muito grande dos marcos esperados para cada faixa etária.

Importante ressaltar, que o desenvolvimento motor não acontece separado das questões afetivas, cognitivas e de linguagem.

Alguns marcos motores que são esperados é que até os três meses se tenha o equilíbrio completo da cabeça, que aos seis meses o bebê sente com apoio, que até o oitavo mês esteja sentado sem apoio, que no nono inicie o deslocamento engatinhando e que a partir disso descubra ficar de pé, passos laterais até desenvolver a marcha próximo dos doze meses.
O conhecimento sobre eles se faz importante, pois ajuda a identificar possíveis atrasos e iniciar a estimulação precocemente. Essa ação preventiva implicará positivamente no presente e irá repercutir também no futuro. Nos meus próximos textos estaremos nos aprofundando mais sobre o assunto.

Tenham um excelente final de semana, de muitas brincadeiras e estímulos.
Com Carinho!

Por Adriana Nunes
Fisioterapeuta especializada em Estimulação Precoce 
51 991202843 
Instagram: adriananunes_fisio