Constipação na introdução alimentar: o que eu faço para auxiliar meu bebê?


Quando se inicia a introdução alimentar, pode ocorrer uma mudança no padrão de evacuação da criança, que é normal e esperada, pois até então, o bebê só ingeria líquidos e agora ele está aprendendo a digerir sólidos. Além disso, seu intestino ainda é bastante imaturo aos seis meses de idade, portanto alguns sintomas como gases, mudança na consistência das fezes e presença de pedaços de alimentos, são normais, desde que não haja sinais de dor e desconforto.
Algumas medidas podem ajudar seu filho no processo de digestão:
- Aumentar a ingestão de água (nunca forçar, apenas oferecer com maior frequência e beber água na frente dele);
- Observar os alimentos que o bebê está comendo, pois às vezes a ingestão de fibras está muito alta e de água muito baixa, o que pode gerar constipação;
- Fazer massagem na barriga do bebê e movimentar as perninhas como se estivesse pedalando;
- Ofertar alimentos que auxiliam o trânsito intestinal, como: kiwi, mamão, pitaya, ameixa, abacate, azeite de oliva etc.
Caso o bebê esteja desconfortável ou demonstre dor no momento da evacuação, o coco esteja muito duro e ressecado (com ranhuras ou em bolinhas, seco), não deixe de agendar uma consulta com uma nutricionista materno infantil de confiança.
E lembre-se, jamais medique seu filho. Existem muitos laxantes que são perigosos para crianças. O pediatra é o profissional que vai avaliar a necessidade de um laxante e prescrever um medicamento seguro, se necessário.
por Bianca Grandi
Nutricionista especialista em Nutrição Materno infantil
Mestranda em Pediatria e Saúde da Criança
51 999090816
Instagram: @nutribiancagrandi

