Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Constipação na gestação: Por que acontece e como melhorar?


Por Redação / Agora Publicado 24/08/2023
Ouvir: 00:00

Durante a gestação, é muito comum as pacientes chegarem no consultório com queixas de intestino preso ou com dor no momento da evacuação e existe um motivo fisiológico para esse sintoma.

No primeiro trimestre, os níveis de um hormônio chamado progesterona estão bastante elevados, o que causa uma diminuição da motilidade gastrointestinal, e assim, o bolo fecal acaba ficando paralisado causando dificuldade para evacuação e até constipação. Com o passar do tempo, a progesterona estabiliza e os sintomas melhoram. Entretanto, com a chegada do terceiro e último trimestre de gestação o sintoma tende a piorar novamente. Agora, não mais em função de hormônios, mas por falta de espaço mesmo. O útero, que está ocupando bastante espaço no abdômen da mãe, comprime os demais órgãos e a constipação pode retornar.

Além desses fatores, existem outras questões que podem influenciar a constipação, como: suplementação de ferro, sedentarismo, baixo consumo de água, baixo consumo de alimentos fonte de fibras, excesso de produtos ultraprocessados na alimentação.

Apesar da constipação ser comum nessa fase, não deve ser normalizada. Existem várias estratégias nutricionais que podem ser utilizadas para melhora desse sintoma super inconveniente. As prescrições para cada caso sempre devem ser individualizadas, mas algumas orientações são muito benéficas para qualquer gestante, como:

  • Aumentar o consumo de água ao longo do dia;
  • Incluir alimentos ricos em fibras na alimentação (frutas, verduras, aveia, cereais integrais);
  • Se manter ativa;
  • Evitar consumo frequente de alimentos ultraprocessados.

Se você está grávida e está constipada, não deixe de buscar uma nutricionista especialista na área. Além da melhora desse sintoma, o acompanhamento trará muitos benefícios para sua saúde e para saúde do seu bebê.

Bianca Grandi
Nutricionista Materno Infantil
Informações e agendamentos: 51 32258672 (WhatsApp)
Instagram: @nutribiancagrandi