Compreenda como sua mentalidade educa para o sucesso


O filósofo Marco Aurélio afirma “a felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos”, Einstein reforça ” a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, e os psicólogos cognitivos comportamentais comprovam, os pensamentos influenciam nas emoções e nos comportamentos.
A psicóloga Carol Dweck em sua obra Mindset, realiza uma pesquisa mostrando como nossa mentalidade influencia na qualidade de vida e consequentemente, no nosso bem-estar.
A pesquisadora aponta que a mentalidade pode ser desenvolvida e que pessoas com mentalidade fixa tem prejuízos nos seus resultados e modo de viver, já as pessoas com mentalidade de crescimento tem maior satisfação com a maneira com que interpretam as situações e buscam acreditar em si mesmas diante das adversidades.
Na mentalidade fixa as pessoas acreditam que não são capazes mesmo com poucas tentativas, veem erros como fracasso, não se permitem mudar de ideia, tem dificuldade em enxergar as situações com mais perspectivas e consequentemente desistem facilmente de seus objetivos.
Já na mentalidade de crescimento os desafios são oportunidades, a cada erro mais vontade de aprender, crescer e evoluir. Você tem alguma dúvida que a mentalidade de crescimento é mais benéfica para o desenvolvimento pessoal e profissional?
Pois é, e essa maneira de pensar e mudar diante dos acontecimentos pode ser treinada, quanto mais você aprende a ampliar a sua mente, mais você ensina para os seus filhos sobre resiliência e como adquirir uma vida com qualidade e resultados satisfatórios.
Com qual mentalidade você se identificou? Como você deseja que seus filhos desenvolvam a forma de pensar, de maneira fixa ou de crescimento?
Sua mentalidade influencia a mentalidade de seus filhos também, questione seus pensamentos, busque evidências para as situações, lembre-se que pensamentos não são fatos e que é possível encontrar novas maneiras de resolver problemas, ouse tentar mais diante do que é importante para você, acredite no seu potencial e veja o esforço para progredir como uma qualidade.
As crianças esquecem o que falamos, mas imitam o que fazemos e maneira como lidamos com as situações, o exemplo ainda é a melhor forma de desenvolver saudavelmente nossos filhos, e para isso, precisamos investir no nosso desenvolvimento saudável também.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Vou adorar te ajudar!
por Maria Júlia Lohmann Wagner
Psicóloga
Especialista em terapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema
Instagram: @maju.psi

